Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TarcilaMartinsPortugal.pdf674,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Colecionando discos de vinil na era digital
Autor(es): Portugal, Tarcila Martins
Orientador(es): Dias, Juliana Braz
Assunto: Disco de vinil
Antiguidades - coleção e conservação
Música
Data de apresentação: 26-Abr-2013
Data de publicação: 15-Mai-2013
Referência: PORTUGAL, Tarcila Martins. Colecionando discos de vinil na era digital. 2013. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho se situa na interface entre o campo de estudo da antropologia dos objetos, com um foco nas discussões acerca do colecionamento, e o campo das análises antropológicas realizadas em torno da música, com ênfase no debate sobre tecnologias de reprodução dos sons musicais. Dialogando com estas duas esferas, essa pesquisa tem por objetivo investigar a prática do colecionamento de discos de vinil empreendida por jovens que se encontram numa faixa etária em torno dos 20 anos de idade, buscando situá-la dentro do contexto mais amplo do consumo de música no qual esses indivíduos estão envolvidos. Voltando o olhar para os usos e as atividades envolvidos nesta prática, um dos objetivos desta pesquisa é tentar capturar as funções sociais e simbólicas que os discos assumem hoje como objetos de colecionamento. De forma complementar, a investigação recai também sobre a experiência com a música através dos discos e os sentidos atribuídos a ela.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons