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Título: Educação em direitos humanos : o coletivo da Cidade Estrutural/DF na promoção da integridade humana
Autor(es): Nascimento, Fernanda Silva do
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Direitos humanos
Política social
Educação não-formal
Cidade Estrutural (DF)
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 14-Mai-2013
Referência: NASCIMENTO, Fernanda Silva do. Educação em direitos humanos: o coletivo da Cidade Estrutural/DF na promoção da integridade humana. 2013. 134 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O ser humano é um ser histórico e multidimensional. Os antigos povos já escreviam história sob suas concepções à dignidade humana. Os Direitos Humanos são construídos por ideais de tempos e espaços. A investigação histórica permite apontar para visões sobre direitos com base humanística, os direitos naturais, os direitos na esfera liberalista, os direitos individuais, os direitos para o Bem-Estar Social aos direitos em uma esfera planetária e solidária. Atualmente, imersos em uma sociedade delineada pelo caráter individualista e de acúmulo do capital e pelos diversos âmbitos que se relacionam, os direitos humanos configuram-se na esfera global levantando os conflitos de seu legado. As raízes do presente envolvem o debate dos direitos fundamentais à vida digna entre co-humanos e co-habitantes do planeta. Unidos institucionalmente (ONU), países traçam ações e programas na promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento mundial baseados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O Brasil, a fim de atuar como um Estado Democrático de Direito, tem como base sua Constituição Federal (1988). A Educação em Direitos Humanos surge como uma política pública educacional a fim de promover uma cultura de paz e integridade humana contra as violações dos direitos. Tendo como um de seus eixos a Educação Não-Formal, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) orienta ações e práticas transdisciplinares, com base na educação popular, na formação cidadã, na formação consciente para a vida. Visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, o Coletivo da Cidade Estrutural atua no atendimento e construção do conhecimento através da convivência comunitária e práticas pedagógicas na promoção dos direitos. A Cidade Estrutural nasceu dos resíduos de construções da inauguração de Brasília (década de 1960). A capital da esperança planejada como uma cidade administrativa e centro político viveu um inchamento demográfico e um intenso processo de segregação espacial. Várias comunidades foram sendo criadas em torno do Plano Piloto. A antiga Vila Estrutural nasceu da luta e da esperança em torno do lixão do DF. Neste espaço entrelaçam vidas na formação humana cidadã e conquista de direitos negados. A pesquisa qualitativa, o levantamento bibliográfico e o estudo do meio permitiram perceber e considerar a construção coletiva, o diálogo conflituoso, a afirmação das diferenças e o amor pela vida construindo uma esfera contra as desigualdades. ___________________________________________________________________________ RESUMEN
El ser humano es histórico y multidimensional. Los antiguos ya hizo historia en sus concepciones de la dignidad humana. Los derechos humanos son construidos por el tiempo y el espacio. La investigación histórica puede apuntar a las visiones humanistas basados en los derechos, los derechos naturales, los derechos en el ámbito liberal, los derechos individuales, los derechos a los derechos de bienestar social en una esfera planetaria y de apoyo (comunidad). En la actualidad inmerso en una sociedad esbozada por la individualidad, acumulación de capital y de las diferentes áreas que se relacionan, los derechos humanos se configuran en los conflictos mundiales desde de la creación hasta su legado. Las raíces de este debate abarca los derechos fundamentales a la vida digna de los seres humanos y los co-habitantes del planeta. En unión institucional (ONU) países delinean acciones y programas de promoción de una cultura de paz y para el desarrollo mundial basado en la Declaración Universal de los Derechos Humanos (1948). Brasil, con el fin de actuar como un Estado Democrático de derechos, se basa en su Constitución (1988). La educación en derechos humanos surge como una política de educación pública para promover una cultura de paz y para la integridade humana frente a las violaciónes de derechos humanos. Teniendo como uno de sus ejes la Educación No Formal, el Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos (2006) dirige las acciones y las prácticas pedagógicas, a partir de la educación popular en la formación de la ciudadanía, la formación para la vida consciente. Teniendo como objetivo la formación integral de niños, niñas y adolescentes, el “Coletivo da Cidade Estrutural” (Colectivo de la Ciudad) actua en la creación de conocimiento por la vida en comunidad y por las prácticas de educación en la promoción de los derechos humanos. La ciudad “Estrutural” nació de los residuos de la construcción de Brasilia (1960). La capital de la Esperanza planeada como un centro administrativo y político vivió un gran crecimiento de la población y un intenso proceso de segregación espacial. Diversas comunidads se han creado en torno al “Plano Piloto”. La antigua Estructural nace de la lucha y de la esperanza acerca de lo basurero de la ciudad, de lo DF. En este espacio se entrelazan vidas en la formación de los humanos y los derechos de ciudadanía negada. La investigación cualitativa, la literatura y el estudio del medio ambiente permite percibir y considerar la construcción colectiva, diálogo colectivo, de la afirmación de las diferencias y el amor por la vida construyendo una esfera contra las desigualdades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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