Título: | Representações sociais dos estudantes de pedagogia sobre a pedagogia hospitalar |
Autor(es): | Saraiva, Elen Christine Alves de Castro |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Representações sociais Pedagogia hospitalar Estudantes universitários - Pedagogia |
Data de apresentação: | 25-Mar-2013 |
Data de publicação: | 14-Mai-2013 |
Referência: | SARAIVA, Elen Christine Alves de Castro. Representações sociais dos estudantes de pedagogia sobre a pedagogia hospitalar. 2013. xiii, 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | As representações sociais são conhecimentos resultados de concepções do senso comum que orientam e dão significado a uma situação. Elas são elaboradas por meio de vivencias e interações entre um grupo de pessoas. Desta forma, o presente trabalho monográfico tem como objetivo identificar as representações sociais dos estudantes de Pedagogia sobre a Pedagogia Hospitalar, pois é uma área essencial da Pedagogia e pouco explorada pelos pedagogos. Atualmente novos campos de atuação para o pedagogo emergiram, e a pedagogia hospitalar se coloca como uma dessas áreas. Nesta pesquisa, foi aplicado um questionário de evocação livre de palavras para sessenta estudantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Para a obtenção dos resultados foi utilizado o software EVOC onde foi gerado um gráfico com as principais representações da pedagogia hospitalar. Em sua análise qualitativa foi empregada a teoria do núcleo central de Abric. Os resultados desta pesquisa mostram que as palavras mais evocadas foram: ajudar, cuidar, ensinar e humanizar. Assim, os termos citados anteriormente, refletem a ideia de ir ao auxilio de outrem, ajudando e contribuindo para a continuidade do ensino. Essa situação, possivelmente, deriva do aspecto conceitual gerado pelo objeto de estudo em si, traduzido para os sujeitos a partir da frase indutora, que ganha concretude na classificação mais geral e mais difundida no senso comum, mostrando assim a relevante contribuição da Pedagogia Hospitalar e do Pedagogo no contexto hospitalar. Desse modo, conclui-se que os estudantes de Pedagogia, representam a Pedagogia Hospitalar como um campo que vai além do ensino, ou seja, ultrapassa o conceito de escola e de hospital, uma vez que se propõe a humanizar e possibilitar o desenvolvimento integral da criança, auxiliando não somente na escolaridade e na hospitalização, mas em todos os aspectos decorrentes do afastamento, necessário, do seu cotidiano. |
Abstract: | Social representations are knowledge results of commonsense conceptions that guide and give meaning to a situation. They are developed by experience and interaction among a group of people. Thus, this monographic work aims to identify the social representations of students of Pedagogy about the knowledge of Hospital Pedagogy, because it is a key area of pedagogy and its being underexplored. Currently emerged new areas of activity for this professional, and hospital pedagogy stands as one of these areas. Within this context, we applied a questionnaire of free evocation to sixty students of pedagogy at the Universidade de Brasilia. To obtain the results we used the software EVOC where a graph was generated with the main representations of hospital pedagogy, in his analysis was applied the central core theory of Abric. These results show that the words that were mentioned the most are: help, care, teach and humanize. Thus, the terms mentioned above, reflect the idea of going to the assistance of others, helping and contributing to the continuity of teaching. This situation possibly derives from the conceptual aspect generated by the object of study in itself, translated into the subject from inducing phrase that gains in concreteness ratings broader and more pervasive in common sense. Thus showing a significant contribution of Hospital Pedagogy and Educator in the hospital setting. Thus, it appears that most students of Pedagogy, represents Hospital Pedagogy like a field that goes beyond teaching, ie, beyond the concept of school and hospital, as it aims to humanize and enable the full development of the child, assisting not only in education and hospitalization, but in all aspects of remoteness, necessary to their daily lives. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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