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Título: A nova classe média brasileira : ter para pertencer
Autor(es): Lima, Thaiza Caroll de Castro
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Consumidores - atitudes
Marketing
Consumo (Economia)
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 8-Mai-2013
Referência: LIMA, Thaiza Caroll de Castro. A nova classe média brasileira: ter para pertencer. 2013. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com a estabilidade monetária a partir do Plano Real, a distribuição de renda no Brasil passou por profundas transformações. A diminuição do desemprego e a melhora do poder aquisitivo da população levaram milhões de pessoas a integrarem a classe média brasileira, fazendo com que essa se tornasse a maior parcela da população no país. As mudanças ocorridas na economia brasileira geraram um contingente de pessoas sedentas por consumo e a ampliação do crédito popularizou o acesso aos bens. Com isso, este projeto se propõe analisar o comportamento do consumidor brasileiro de classe média, buscando entender como ele direciona suas escolhas de consumo na sociedade contemporânea e como as empresas estão se posicionando para atendê-lo. O estudo busca ainda identificar a influência dessas mudanças nos hábitos de compra das camadas populares, assim como, as tendências de mercado para esse segmento. ____________________________________________________________________ ABSTRACT
Along with the monetary stability of the Real Plan, the distribution of profit in Brazil passed through profound transformations. The reduction of the unemployment and the improvement of the buying power provided millions to integrate the middle class, which happens to be nowadays the major class in the country. The changes that took place in the Brazilian economy leaded an amount of people to desire consuming even more. Also, the popularization of the credit created a bridge to the access of goods. Understanding this new perspective, this project proposes to analyze the behavior of the Brazilian consumer of the middle class, as a way to comprehend how he bases his choices of consume in the contemporaneous society and how companies are taking positions to serve him. This research also presents a way to identify the influence of these changes in the habit of consume of the popular ranks, as well as the tendencies of the market for this segment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
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