Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TássiaRodriguesGadelha.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: #êtapresidentamaravilhosa : uma análise da página Dilma Bolada no Facebook
Autor(es): Gadelha, Tássia Rodrigues
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Mídia social
Redes sociais on-line
Comunicação e cultura
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 8-Mai-2013
Referência: GADELHA, Tássia Rodrigues. #êtapresidentamaravilhosa: uma análise da página Dilma Bolada no Facebook. 2013. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa consiste na análise de um fenômeno surgido nas mídias sociais: a personagem fictícia Dilma Bolada, inspirada na atual presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O objetivo é analisar a página da personagem Dilma Bolada no Facebook sob perspectivas de cultura e identidade e mídias sociais, pois é possível perceber interfaces com as mais diversas áreas – desde um universo doméstico e íntimo até assuntos que transitam sobre temas diversificados, como a questão de Gênero, cultura, identidade e redes sociais. A personagem partir de postagens que valorizam um repertório político de maneira principalmente humorística desenvolveu características e linguagem próprias e atrai milhares de seguidores. O trabalho compreende três etapas: a primeira consiste em uma revisão bibliográfica de estudos sobre cultura e identidade, na tentativa de compreender o contexto sociocultural em que a personagem está inserida e as diferentes identidades que assume em suas postagens; internet (mídias sociais e especificamente o Facebook), para compreender os aspectos da interação dos usuários na rede, por meio principalmente da observação e interpretação das postagens e dos comentários dos usuários na página Dilma Bolada. Especificamente no âmbito político, a intenção é, a partir da bibliografia, refletir sobre o envolvimento dos jovens com o processo político no Brasil a partir de seu envolvimento com as mídias sociais. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo online inspirada principalmente nos conceitos de CMC (Comunicação Mediada por Computador), além da revisão bibliográfica citada, uma entrevista com o criador da personagem e análises de postagens e hashtags. As postagens e hashtags publicadas entre maio e dezembro de 2012 para perceber os assuntos mais frequentes na página, além de como se dão as interações entre os usuários, bem como refletir sobre o caráter pretensamente humorístico da página. As análises das postagens consideram a relevância de conteúdo e a quantidade de interações de seguidores, enquanto as hashtags mapeiam as principais identidades assumidas por Dilma Bolada, resumem os assuntos das postagens e ampliam o caráter humorístico das mensagens. ___________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyzes a social media phenomenon: the fan page of “Dilma Bolada” on Facebook. Dilma Bolada is a character that developed its own characteristics and language, and currently diffuses Brazilian government news and the itinerary of the president Dilma Rousseff. The research is guided by studies of several areas: culture and identity in an attempt to understand the sociocultural context in which the character is placed and the different identities that the character assumes in its posts; social media and internet, to understand the importance of social media in Brazil and to comprehend the aspects of the interaction between the users on the network, primarily through observation and interpretation of posts and interactions on the Facebook page such as likes, comments and shares. Specifically in the political sphere, the intention is to observe the youth involvement with the political process in Brazil and its involvement with social media. The methodology consists of na online field research mainly inspired by the concepts of CMC (Computer Mediated Communication). The intention is to analyze posts and hashtags published between May and December 2012 to find the most frequent subjects on the page, as well as understand how the interactions occur between the users, and reflect on the supposedly humorous page. The analysis of posts consider the relevance of content and the number of interactions of followers, while the analysis of hashtags refers to the different identities assumed by Dilma Bolada, to the summary of the subjects of the posts and the extension of the humorous aspect of the messages.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons