Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SergioNunesDias.pdf904,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática pedagógica do jogo de xadrez no Centro Educacional 07 do Gama
Autor(es): Dias, Sérgio Nunes
Orientador(es): Senna, Marcus Tulius de Paula
Assunto: Xadrez
Jogos de tabuleiro
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 7-Mai-2013
Referência: DIAS, Sérgio Nunes. A prática pedagógica do jogo de xadrez no Centro Educacional 07 do Gama. 2012. ix, 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Os Jogos e recreações são atividades que estão se tornando fundamental na educação básica. Este trabalho de pesquisa evidencia que suas práticas pedagógicas são eixos integradores no currículo escolar. O jogo de xadrez vai além de ser um entretimento interessante; tem uma história milenar, ocupando várias valências cognitivas, bem como também a sociabilização dos que praticam. Todos os benefícios apresentados pelo xadrez são mais que suficientes para que o conhecimento seja instruído e confrontante na educação. Este trabalho de pesquisa, que foi de campo e bibliográfico, essencialmente quantitativo e qualitativo, teve como ferramenta metodológica um questionário bem estruturado, sobre analise do professor de Educação Física a respeito desse jogo, como técnica de ensino moderno. De acordo com a pesquisa e na busca de respostas concretas sobre a influência do xadrez, não existe uma anuência plena entre os entrevistados, de que sua instrução seja imprescindível na educação. Para uma parte, a instrução e a implantação no Centro Educacional 07 do Gama - DF, não teria uma ação adjacente, podendo ser interessante a médio ou longo prazo, pois o impacto pedagógico não seria de imediato; sendo que o melhor caminho para disseminá-lo, não apenas na Educação Física, mas em projetos desenvolvidos na escola, como a integral e os específicos, onde os alunos poderiam ter um amplo interesse. Para outros, como é uma atividade pedagógica dentro do processo de ensino e aprendizagem, poderia ser incluído nas Partes Diversificadas que são oferecidas durante o período letivo. E finalmente para uns poucos, “como não se trata de um esporte” e não teriam interesse da instrução em suas práticas e nem ao menos a ideia de inseri-lo, mas somente na OLIMGAMA. Concluímos que mesmo diante dos estudos e fatores que justificam a instrução e implantação do xadrez, os professores e alunos tenham essa opção de escolha, pois sempre há espaço para novos conhecimentos; sendo que no evento do nosso trabalho monográfico, o xadrez possa exercer sua importância na educação básica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física, Programa Pro–Licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons