Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OsvandiraPintodaSilva.pdf894,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os benefícios da atividade física para a terceira idade do município de Água Fria de Goiás-GO
Autor(es): Silva, Osvandira Pinto da
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Idosos - recreação
Socialização
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 7-Mai-2013
Referência: SILVA, Osvandira Pinto da. Os benefícios da atividade física para a terceira idade do município de Água Fria de Goiás-GO. 2012. v, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar os benefícios da atividade física para a terceira idade do município de Água Fria de Goiás, sendo que neste município possui um grupo de idosos praticantes de atividades físicas e os demais na grande maioria sedentários. Isso fica evidente na pesquisa feita para a realização deste trabalho monográfico. Sendo o objetivo do mesmo estudar as contribuições da atividade física no emocional e no afetivo de pessoas da terceira idade, estimulando sua autoestima e verificar a maneira mais adequada dos profissionais de Educação Física ministrar as atividades com o grupo. Para obtenção da coleta de dados utilizou-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, sendo um grupo de 10 idosos praticantes e 15 sedentários todos residentes no município de Água Fria de Goiás. Após ter diagnosticado as respostas dadas pelos idosos ativos e sedentários analisou-se a pesquisa qualitativamente. A fundamentação deste estudo se deu por meio das referências dos autores Corazza ao mencionar que “uma metodologia principal em que deverá ser aplicada pelo profissional deverá haver muita flexibilidade para modificá-las na prática conforme haver necessidade de cada idoso”, na expectativa de atingir seus objetivos necessitando de criatividade e motivação do profissional. Pont Géis esclarece a necessidade que tem o profissional de Educação Física estar sempre atualizado para conhecer e entender os aspectos que caracterizam os idosos, para melhor atender a carência destes mediante a prática das atividades físicas adequadas ao grupo. Ao almejar os melhores resultados dos benefícios da atividade física na terceira idade deste município se faz necessário um trabalho de acompanhamento bem intensificado a eles. Pois a visão que se tem na atualidade a respeito do assunto é que existem muitos idosos que são sedentários sentem se carentes e sem motivação para inserir na sociedade, sendo a prática da atividade física o ponto de partida para que eles possam interagir com motivação á sociedade em que vive.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Curso Pro–Licenciatura em Educação Física do Polo Planaltina-DF, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons