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Título: Critérios elegidos para a escolha dos espaços pedagógicos de atendimento aos educandos com deficiência na rede pública de ensino
Outros títulos: Criteria for choosing the selected pedagogical spaces for serving students with disabilities in public schools
Autor(es): Oliveira, Aline de Freitas
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Instalações escolares
Educação e Estado
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 28-Fev-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: OLIVEIRA, Aline de Freitas. Critérios elegidos para a escolha dos espaços pedagógicos de atendimento aos educandos com deficiência na rede pública de ensino. 2013. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a situação em que se encontra estruturada a Educação Inclusiva no sistema de ensino do Distrito Federal, com foco nos critérios utilizados na escolha do espaço pedagógico para o desenvolvimento do aluno com deficiência na Rede Pública de Ensino. Para elaboração deste trabalho final de curso, foi utilizada uma fundamentação teórica baseada em RositaEdler, Maria Teresa Valdéz, entre outros autores, citar outros autores relacionados no corpo do texto, acompanhado pelo conhecimento adquirido pela autora no curso. Além disso, foram usados também alguns dos principais documentos que predizem as ações inclusivas no Brasil e no mundo. O objetivo geral do trabalho foi investigar e problematizar os critérios utilizados na definição do espaço pedagógico para o aluno com deficiência na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se entrevistas semiestruturadas como instrumento pra viabilizá-la. Os participantes da pesquisa foram um diretor de escola pública, uma pedagoga e uma mãe de aluno com deficiência, de uma mesma instituição de ensino e um dos responsáveis pela Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. Os principais resultados encontrados foram a falta de profundidade no conhecimento a respeito da temática e a redução do sujeito com deficiência ao laudo médico. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This final dissertation approaches the discussion about how Inclusive Education is organized/structured in the educational system of the Federal District of Brazil, focusing on the criteria of selection of the space disabled children development in the Public Educational System. The theoretical basis of this final dissertation comes partly from the analysis of the ideas of Rosita Edler, Maria Teresa Valdés, among other authors, as well as the knowledge gained throughout the undergraduate experience. Furthermore, some of the main documents which discusses inclusive actions in Brazil and all over the world were also considered. This work’s general objective is to investigate and challenge the criteria utilized for selection of the space which better attends disabled children in the Distrito Federal’s Public Schools. The research methodology was developed through qualitative approach using semistructured interviews to generate itself. The interviewees were: a public school principal, an educator, and a mother of a special needs student, all from the same educational institution, and a person responsible for the Coordenação de EducaçãoInclusiva(Inclusive Education Coordination) from the Secretaria de Educação(Department of Education). The main results of the research were lack of depth in the theme’s knowledge and the abashment of the disabled person on the medical report of the disabled students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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