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Título: A orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Barbosa, Jade de Paula
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Pedagogia
Universidade de Brasília (UnB)
Orientação educacional no ensino superior
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: BARBOSA, Jade de Paula. A orientação acadêmica no currículo do curso de pedagogia da Universidade de Brasília. 2013. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Orientação Acadêmica constitui-se uma atividade extremamente relevante durante a vida universitária. A presença ou ausência desta atividade traz efeitos na formação do estudante de graduação. Ela deveria acontecer já em nível de ensino médio, porém o espaço em que mais se efetiva é na pós-graduação. O presente estudo tem como objeto central de pesquisa esta atividade no período de graduação no Curso de Pedagogia na Universidade de Brasília, em que já está prevista de forma regulamentada. A pesquisa possui três eixos estruturantes, destes, a Orientação Acadêmica foi analisada com base no Currículo do Curso e em documentos vigentes que regulamentam essa atividade na Faculdade Educação e na Universidade de Brasília a fim de verificar a ocorrência desta orientação em documentos legais e institucionais, procurando verificar as repercussões da ausência ou presença na formação do pedagogo. Para o presente trabalho a pedagogia é tratada apenas em seu âmbito de um curso de graduação para formação de professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação do professor pesquisador e do gestor educacional. Entende-se Orientação Acadêmica pelo acompanhamento dialogado que se faz presente na vida acadêmica de estudantes e professores. A esse respeito foi realizado um diálogo com Quixadá Viana e Veiga (2007); Severino (2006). Tratando-se de Currículo, buscou-se em Sacristán (2000, p. 46) que define o currículo como “[...]conjunto de objetivos de aprendizagem[...]”. Para tanto, foram utilizados os procedimentos de análise documental em uma perspectiva da histórica institucional recente; revisão bibliográfica e observação direta intensiva (Marconi & Lakatos, 2003) para proporcionar o suporte ao trabalho empírico. O presente estudo apresenta também novas alternativas para uma Orientação Acadêmica mais eficaz.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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