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Título: Políticas públicas de formação docente : a questão da valorização profissional do professor/pedagogo no Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Marta Maria de Sousa
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Professores
Políticas educacionais
Professores - salários
Professores - formação
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: OLIVEIRA, Marta Maria de Sousa. Políticas públicas de formação docente: a questão da valorização profissional do professor/pedagogo no Distrito Federal. 2013. xiv, 91 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho procurou identificar como a temática da valorização docente tem sido tratada na produção acadêmica recente e investigar se os professores/pedagogos conhecem políticas de valorização docente e qual relação se estabelece entre o reconhecimento da política e os elementos de sua atuação profissional, tais como: remuneração, condições de trabalho e perspectivas de carreira. Utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa tendo como instrumento a aplicação de um questionário elaborado de forma conjunta com o GEPFAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos e a realização de um levantamento bibliográfico que utilizou a Base de dados da Biblioteca Central da Universidade de Brasília – BCE - UnB - contemplando as monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado e a base de dados da Faculdade de Educação - FE da UnB (apenas as monografias). Foi feito um recorte dos eventos da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE - como congressos, simpósios e colóquios realizados em 2007, 2009 e 2010. Buscou-se também os eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED – contemplando as reuniões anuais de 2006 a 2012.Destacamos para esse estudo a análise de uma questão aberta referente ao conhecimento dos profissionais sobre as políticas de formação e valorização docente, que está inserida no eixo Carreira e políticas públicas, além do cruzamento com as respostas relacionadas ao eixo do Perfil e Atuação profissional. Para analisar as respostas utilizamos a técnica da análise de conteúdo a partir de Bardin (1977) a qual organiza as respostas em temas que relacionam ao objeto de estudo. Os resultados revelam que há pouca produção discutindo a temática da valorização no cenário acadêmico e que as que foram identificadas trataram das seguintes categorias: “Produções em que há uma discussão com foco na temática valorização docente; “trabalhos que citam a temática valorização docente, mas que não apresentam um aprofundamento e discussão desta temática”; “discutem a reforma educacional brasileira e analisam os impactos desta no trabalho docente a partir da percepção dos sujeitos”; “debatem questões sobre o trabalho docente sobre níveis, modalidades e relatos específicos dos sistemas de ensino” “discutem a implementação de planos de carreira”. Foram contabilizados ainda os trabalhos que versam sobre ações de formação continuada, mas que necessariamente, não estão atrelados ao conceito de valorização docente. Em relação ao conhecimento dos pedagogos/professores sobre políticas de valorização docente, constatou-se que boa parte dos pedagogos não sabe o que é uma política pública e que este desconhecimento endossa a persistência da problemática da questão salarial, das dificuldades com as condições de trabalho e a intensificação do trabalho docente expressadas ainda pelo desgaste físico e emocional aos quais os pedagogos/professores estão submetidos. Essas questões, então, ainda não estão superadas e tem sido vistas de forma separadas corroborando para o desprestígio da profissão de professor. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work search to identify how the thematic of the docent valorization has been treated in the recent academic production and study if teachers/pedagogues knows the docent valorization politics and what relation there is between the recognition of the politic and the elements of his professional performance, like: remuneration, work conditions an career perspective. We used a qualitative approach using a survey as a tool, that was elaborated together with GEPFAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos e a realização de um levantamento bibliográfico que utilizou a Base de dados da Biblioteca Central da Universidade de Brasília – BCE - UnB – contemplating the monographs , master’s degree, doctorate thesis and the database from Faculdade de Educação - FE da UnB (only monographs). A clipping of events was made, from the Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE – like congress, symposia, colloquia performed in, 2007, 2009 and 2010. The events from Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED – was also researched contemplating annual meeting from 2006 to 2012. We have given a highlight in this study to the analysis of a open question about the professional’s knowledge about the formation politics and docent valorization, that is inserted into the Carreira e politicas públicas (Career and public politics), and the relation with the answers related to Perfil e Atuação Profisional (Profile and Proffesional Operation). To Analyze the answers we used the content analysis technique from Bardin(1977) which organize the answers in themes that relate to the study object. The results show that there is few production about the thematic Academic scene valorization and that the ones that were identified were about the following categories: “Production whose discuss focusing in the docent valorization thematic, but don’t deepen and discussion of that thematic”;”Discuss the brazilian educational reform and analyze the impacts of this in the docent work starting on the subject perception”;”Discuss question about the docent work in levels, genre and specific reports from the educational systems”;”Discuss the implementation of career plans”. Were accounted too the works about actions of continued formation, but that n necessarily, are not related to the docent valorization concept. Relative to the pedagogues/teachers knowledge about docent valorization politics, we found that great part of the pedagogues don’t know what a public politic is and that the ignorance of this reinforces the persistency of the problem of the salary question, the difficulties with the work conditions and the intensification of the docent work shown by the emotional and physical attrition which the pedagogues/teachers are exposed to. This questions are still not overcome and has been seen in a separate way collaborating to the discredit of the teacher profession.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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