Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SuzanyAraujodeFreitas.pdf449,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Usos e funções do desenho na escola : a prática pedagógica em foco
Autor(es): Freitas, Suzany Araujo de
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Desenho infantil
Prática de ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: FREITAS, Suzany Araujo de. Usos e funções do desenho na escola: a prática pedagógica em foco. 2013. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste estudo descrevemos e analisamos o uso e as funções do desenho no fazer pedagógico de uma professora de educação infantil, em sala de aula. Entendendo-o como uma importante ferramenta pedagógica que pode ser utilizada em sala de aula para a aprendizagem de novos conteúdos, além de proporcionar às crianças o uso de sua imaginação e criatividade. Para obter as informações empíricas desta pesquisa, foram realizadas oito sessões de observação para examinarmos de que forma a professora usa, planeja, e avalia as atividades de desenho de seus alunos, e se este é utilizado como ferramenta pedagógica. Os resultados obtidos nesta pesquisa, com base na análise nas oito sessões observadas foram: a) a professora usou o desenho nas oito sessões, porém não acompanhou o processo; b) a professora não avaliou com as crianças nenhuma das oito atividades; c) verificamos que das oito atividades, em duas delas os objetivos da professora não foram atingidos, porque observamos que as crianças não fizeram o que ela pediu. Considerando esses resultados concluímos que a professora planejava o uso do desenho estabelecendo objetivos a serem alcançados pela atividade, porém não acompanhava o processo enquanto as crianças desenhavam, sem constatar junto às crianças se seus objetivos foram cumpridos ou não.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons