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Título: A prática de monitoria na educação a distância : proposta de curso para formação de monitores do TCU
Autor(es): Barbosa, Thaísa Rodrigues
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação à distância
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 5-Fev-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: BARBOSA, Thaísa Rodrigues. A prática de monitoria na educação a distância: proposta de curso para formação de monitores do TCU. 2013. 126 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho acadêmico busca analisar a prática de monitoria no Tribunal de Contas da União (TCU). A pesquisa foi realizada no Instituto Serzedello Côrrea (ISC), unidade educacional do TCU, mais precisamente em seu Serviço de Educação a Distância (Seduc) que é onde encontra-se concentrada a prática de monitoria em educação a distância (EAD) daquela instituição. Para a coleta dos dados, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa e utilizou-se da análise de questionários e de entrevistas semiestruturadas. O objetivo do estudo é identificar a percepção do monitor no que se refere ao seu próprio papel. Para atingir tal objetivo, assim foram analisados sete questionários aplicados junto aos monitores. O objetivo específico do trabalho é verificar a formação que o TCU oferece a seus monitores para o exercício de suas atribuições práticas de monitoria. Para isso foram realizadas duas entrevistas com os coordenadores executivos do Seduc. Como resultado da pesquisa, a análise dos dados revelou que os monitores que atuam junto ao Seduc, concebem a sua prática como um importante instrumento para o sucesso da ação educacional. Para os monitores a prática de monitoria no TCU vai além do suporte técnico, pois também envolve atividades relacionadas à mediação entre todos os agentes envolvidos na ação em EAD. Foi constatado, também, que as formações oferecidas aos monitores sempre estiveram ligadas mais ao caráter teórico do que prático. Em resposta da análise dos dados do objetivo específico deste trabalho, foi proposto um curso de formação de monitores mais concentrado na própria prática da monitoria. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper looks to analyze the academic monitoring practice before the Court of Audit (TCU). The research was conducted at the Institute Serzedello Côrrea (ISC), educational unit TCU, more precisely in Distance Education Service (Seduc), where is concentrated the monitoring practice in distance education (DE) of this institution. To collect the data, the research adopted a qualitative approach was used and the analysis of questionnaires and structured interviews. The objective of the study is to identify the monitor class in relation to their own role. To achieve this goal, seven questionnaires were analyzed along with the monitors. The specific objective of the study is to assess the training that TCU offers, the exercise of its duties of monitoring practices. For this there were two interviews with coordinators executives Seduc. As a result of the research, the data analysis revealed that the monitors that work together to Seduc conceive this practice as an important tool for the success of educational practice. For monitors the monitoring practice at TCU goes beyond technical support, and also involves activities related to mediation between all actors involved in the action in EAD. Also, it was noted that the training offered to most monitors have always been linked to a theoretical than practical. In response the data analysis of the specific goal of this work, it was proposed a training course monitors more concentrated in the very practice of monitoring.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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