Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4979
Título: | A alfabetização e o letramento do sujeito surdo na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Amaral, Laís Cardoso |
Orientador(es): | Coelho, Cristina Massot Madeira |
Assunto: | Alfabetização Pessoas com deficiência auditiva - educação Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pessoas com deficiência auditiva |
Data de apresentação: | 9-Mar-2013 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | AMARAL, Laís Cardoso. A alfabetização e o letramento do sujeito surdo na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Quando falamos de alfabetização e letramento de Surdos adulto no deparamos com inúmeros obstáculos e barreiras a serem quebrados. O indivíduo surdo já por sua própria surdez acaba por sofrer uma exclusão social por se deparar com a dificuldade/impossibilidade de aquisição da língua de nossa comunidade majoritária (língua oral). A educação desta forma se apresenta ao Surdo como possibilidade de superação desta exclusão. Assim sendo a educação de alunos surdos tem uma série de limitações e dificuldades causadas pela barreira de comunicação. A partir de questionamentos que surgiram no decorrer do estágio realizado numa escola inclusiva do Distrito Federal optei por procurar referenciais que auxiliem no entendimento de como se configura a realidade experenciada. Esta monografia tem como objetivo articular teoria e prática no que diz respeito ao contexto educacional da alfabetização e letramento do Surdo na Educação de jovens e adultos. O trabalho está dividido em três partes. A primeira é a apresentação, o porquê da escolha do tema. Na segunda parte, a fundamentação teórica, que aborda sobre os temas que permeiam o trabalho. São eles: história da educação de Surdos, o sujeito Surdo, a EJA, educação de Surdos na atualidade. Por fim, na terceira parte são articuladas as discussões de dados e considerações finais. A conversa entre a fundamentação teórica e realidade escolar será realizada através de episódios vivenciados no estágio. Cada episódio selecionado com base no questionamento que levantaram. Realmente a alfabetização e letramento de Surdos adultos é um grande desafio que se apresenta ao professor. Inexiste uma assistência de fato que os auxiliem a lidar com a realidade por eles enfrentada no seu dia-a-dia dentro de sala de aula. Assim o educador tem que versar sobre qual é a concepção de surdez melhor se aplica a condição educacional do Surdo. E através da ação pedagógica transformar a condição de exclusão social e isolamento dos Surdos, criando novas possibilidades de descobrimentos e realizações que os insiram na sociedade, dando não só valor a eles, mas especialmente criando uma atmosfera de respeito e aceitação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT When we talk about literacy in Deaf adults we are faced with numerous obstacles and barriers to be broken. The deaf individual has on his own deafness eventually suffer a social exclusion faced with the difficulty / impossibility of language acquisition of our majority community (oral language). The education presents itself as a possibility of overcoming this exclusion. The education of deaf students has a number of limitations and difficulties caused by the communication barrier. From questions that came during the training held in a school on Federal District opted to seek references to assist in the understanding education reality. This monograph aims to bring together theory and practice with regard to the educational context of literacy and literacy in the Deaf Education of youth and adults. The work is divided into three parts. The first is the presentation, why the choice of theme. In the second part, the theoretical foundation, which focuses on the themes that permeate the work. They are: history of education of the Deaf, the Deaf guy, EJA, Deaf education today. Finally, in the third part are articulate discussions of data and final considerations. The conversation between the theoretical and school reality will be run through episodes experienced on stage. Each episode selected based on questions that arose. Really literacy and literacy for Deaf adults is a challenge that is presented to the teacher. In fact nonexistent assistance that helps them deal with the reality faced by them in their day-to-day within the classroom. Once the educator has to revolve around what is the best design of deafness applies to educational condition of the Deaf. And through the pedagogical action to transform the condition of social exclusion and isolation of the Deaf, creating new opportunities for discoveries and achievements that enter into society, giving them not only value, but especially creating an atmosphere of respect and acceptance. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons