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Título: Construindo uma escola inclusiva : o impacto do espaço escolar na promoção do acolhimento
Autor(es): Barbosa, Luana Vaz
Orientador(es): Barra Júnior, Bianor Domingues
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: Jan-2011
Data de publicação: 30-Abr-2013
Referência: BARBOSA, Luana Vaz. Construindo uma escola inclusiva: o impacto do espaço escolar na promoção do acolhimento. 2011. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: No final do século XX e início do século XXI a busca por uma sociedade mais justa e igualitária trouxe à tona discussões acerca do respeito à diversidade humana e do direito de todos à educação. Neste cenário, a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino trouxe para a escola o desafio de rever sua estrutura para alcançar o sucesso escolar dessa nova demanda e mais, trouxe para os profissionais da educação a necessidade de rever concepções e paradigmas no sentido de acolher a todos os alunos, sem qualquer tipo de distinção. Este trabalho surgiu com a intenção de identificar o impacto da constituição do espaço escolar para o acolhimento do aluno com necessidades educacionais especiais, a partir das relações existentes entre o processo de inclusão e os sujeitos que nele atuam. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa realizada com o método de estudo de caso em uma escola pública da cidade de Planaltina-DF e contou com diferentes instrumentos como questionários e entrevistas com profissionais da escola e com as crianças com necessidades educacionais especiais. Buscou-se compreender como os profissionais da escola significam o processo de inclusão e de que forma tal ambiente se constitui a partir da subjetividade dos sujeitos envolvidos neste processo, com o objetivo de identificar a influência deste espaço educativo no acolhimento dos alunos inclusos. Pôde-se verificar que o processo de inclusão na escola investigada proporcionou mudanças de concepções nos atores envolvidos, contribuindo para a construção de um ambiente aberto à proposta inclusiva. Em contrapartida, verificaram-se concepções por vezes limitadas, além de tensões e sentimentos ambivalentes em relação à inclusão. Por fim, ficou claro que a despeito das dificuldades enfrentadas, a escola possui um diferencial de compromisso com a proposta inclusiva a partir da aproximação com os sujeitos com necessidades educacionais especiais, possibilitando uma vivência aberta e acolhedora com as diferenças.
Abstract: In the late twentieth and early twenty-first century the search for a more just and egalitarian society brought up discussions about the respect for human diversity and the right of everyone to education. In this scenario, the inclusion of people with special educational needs in regular school to school has brought the challenge to revise its structure to achieve the academic success of this new demand and more, brought to the education professionals need to review the concepts and paradigms in order to accommodate all students, without distinction of any kind. This work originated with the intent to identify the impact of the constitution of school space to accommodate the students with special educational needs from the relationship between the inclusion process and the individuals working in it. The work is characterized as a qualitative research method with a case study in a public school in the city of Planaltina DF and counted on different instruments such as questionnaires and interviews with professionals and with children with special educational needs. We tried to understand how the school personnel means the process of inclusion and how that environment is founded upon the subjectivity of the subjects involved in this process, aiming to identify the influence of this educational area included in the admission of students. It was verified that the inclusion process in this school offered changes conceptions of the actors involved, contributing to building an inclusive environment open to the proposal. In contrast, there were sometimes limited conceptions, and tensions and ambivalent feelings regarding inclusion. Finally, it became clear that despite the difficulties, the school has a differential commitment to the proposal from the inclusive approach to the subject with special educational needs, providing an open and welcoming living with differences.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.4974
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