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Título: Por uma educação musical inovadora na educação infantil
Autor(es): Silva, Camila Braga
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação de crianças
Música na educação
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 30-Abr-2013
Referência: SILVA, Camila Braga. Por uma educação musical inovadora na educação infantil. 2012. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta inovadora de música na Educação Infantil. Em um primeiro momento, trata-se de repensar a Educação Infantil, que está enraizada na nossa sociedade pelo modelo tradicional, trazendo alguns avanços sobre o desenvolvimento infantil, como a teoria histórico-cultural de Vigotski, os avanços legislativos com relação aos direitos da criança, a relação indissociável que deve existir entre o cuidar e educar. Depois, faço uma reflexão sobre o conceito de infância e infâncias e defendo que deveria ser tratado como “infâncias”, já que a infância não é um modo universal de se pensar a criança, existindo assim, múltiplas infâncias. Logo após, abordo uma reflexão sobre o que seria a educação inovadora tratada nesse trabalho, citando alguns exemplos de propostas inovadoras que estão sendo concretizadas como a escola da Ponte e a escola Lumiar. Reflito em seguida, sobre como a música vem sendo tratada na Educação Infantil e como deveria ser tratada e por último, relato uma experiência de educação musical inovadora na Educação Infantil, que mostra que é possível ser realizado um trabalho musical que vai além da reprodução e que valorize as singularidades, os processos criativos e as experiências das crianças. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents an innovative music in early childhood education. At first, it is rethinking the early childhood education, which is rooted in our society by the traditional model, bringing some progress on child development, such as cultural-historical theory of Vygotsky, the legislative advances with respect to children's rights, the inseparable relationship that should exist between the care and educate. Then, I think on the concept of childhood and childhoods and argue that it should be treated as childhoods since childhood is not a universal way of thinking about the child, there are so many childhoods. Soon after, aboard a reflection on what would be treated in this innovative education work, citing some examples of innovative proposals that are being implemented as school’s Ponte and Lumiar school. I reflect then, on how music is being treated in early childhood education and how it should be treated and finally, reporting an experience of innovative music education in early childhood education, which shows that it is possible to be performed a musical work that goes beyond reproduction and appreciate the uniqueness, creative processes and experiences of children.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
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