Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4964
Título: | Reflexão sobre a participação da família na escola |
Autor(es): | Vieira, Ana Carolina de Oliveira |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Educação - participação dos pais Educação de crianças Lar e escola |
Data de apresentação: | 10-Out-2012 |
Data de publicação: | 30-Abr-2013 |
Referência: | VIEIRA, Ana Carolina de Oliveira. Reflexão sobre a participação da família na escola. 2012. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A relação família-escola é um tema que vem instigando cada vez mais as pesquisas na educação. O objetivo deste trabalho consistiu em observar a participação da família na escola, por meio de uma observação ativa dentro de uma escola na área de educação infantil, além de propor ações que possibilitem, se necessário, mudanças dentro deste contexto. Para tanto, fez-se necessário o estudo aprofundado de teóricos que contribuíram com seus trabalhos publicados nesta área. A técnica utilizada foi a coleta de dados com entrevistas a 13 pais, 4 professores da educação infantil e 1 coordenadora, em uma turma específica de Jardim 2 (equivalente a 4 e 5 anos de idade) esta com 14 alunos. A observação também fez parte da coleta de dados e permeou todo o trabalho, além da minha experiência em estágios. Os resultados indicam que, ainda há muito trabalho a ser realizado no sentido de proporcionar uma participação da família na escola que produza resultados, no entanto há uma tendência que indica mudanças positivas tanto por parte de professores, como da família também. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons