Resumo: | O presente trabalho tem como objeto a relação teoria-prática na formação de professores pelo curso de Pedagogia da Universidade de Brasília – UnB. Ao longo deste estudo, objetivou-se compreender os elementos formativos que proporcionam a relação teoriaprática na perspectiva da práxis, bem como investigar como essa articulação se configurou ao longo do curso. Propõe-se a compreensão dessas questões tendo como fundamento os pressupostos da práxis, em que teoria e prática encontram-se em uma unidade indissociável. Para isso, no primeiro momento trazemos as concepções de teoria, prática e práxis, situando essa questão no contexto da formação de professores. Em seguida, apontaremos como essa articulação é proposta no currículo do curso e de que forma o estágio pode ser concebido como elemento articulador da relação teoria-prática. Na sequência, entenderemos, na visão dos concluintes do curso, como essa relação se dá, de fato, além de levantar sugestões curriculares para o aprimoramento desta na perspectiva da práxis. Os resultados apontam que apesar da proposta curricular buscar a unidade entre teoria e prática, sua própria estrutura acaba por refletir uma contradição, na qual o espaço dedicado a tal articulação concentra-se em um pólo, remetendo ainda à visão dicotômica. Assim, entre os elementos formativos que proporcionam a relação teoria-prática, na visão dos alunos, predominam os Projetos, principalmente a etapa que compreende os estágios; e algumas disciplinas. Além disso, os resultados sinalizam que o tripé: atuação do docente, iniciativa do aluno e orientação oferecida pela faculdade são elementos fundamentais para que essa articulação aconteça. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT This academic work focuses the theory-practice relationship in teacher education at the Faculty of Education at the University of Brasilia - UNB. Throughout this study aimed to understand the formative elements that provide the theory-practice from the perspective of praxis, as well as investigating how this articulation is set along the course. It is proposed to understand these issues and are based upon assumptions of praxis, where theory and practice are in an inseparable unity. For this, at first bring the concepts of theory, practice, and praxis, situating this issue in the context of teacher education. Then, we consider how this joint is proposed in the course curriculum and how the stage can be designed as an articulator of the theory-practice relationship. Further, we understand, in view of graduating, as this relation is, in fact, besides raising curricular suggestions for improving this in the perspective of praxis. The results indicate that although the curriculum seek unity between theory and practice, its own structure ultimately reflect a contradiction, in which the space dedicated to such articulation focuses on a pole, still referring to the dichotomy. Thus, among the formative elements that provide the theory-practice, in view of the students, projects predominate, mainly comprising the step stages, and some disciplines. Furthermore, the results indicate that the tripod: role of teacher, student initiative and guidance offered by the college are key to this joint happen. |