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Título: A relação família-escola no processo de ensino e aprendizagem da criança
Autor(es): Cançado, Camila Souza
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Lar e escola
Aprendizagem
Ensino
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: CANÇADO, Camila Souza. A relação família-escola no processo de ensino e aprendizagem da criança. 2013. xii, 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A família, sendo a base de uma formação plena do indivíduo, tendo papel decisivo na formação de caráter, deve ter participação direta na educação das crianças. É fundamental que aconteça essa parceria entre escola e família, e que juntos possam alcançar o objetivo em comum, de formar cidadãos que saibam como viver no mundo atual. Percebe-se que atualmente a falta de envolvimento, participação, apoio e limites dos familiares e responsáveis, dificulta e até inviabiliza uma educação de qualidade. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os pais e a escola no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 1º ano do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta reflexões de como elaborar estratégias que melhorem interação entre a família e a escola, busca também analisar critérios educativos comuns entre a família e a escola e sugere níveis adequados de participação dos pais. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento o questionário, entrevista e observações. Um questionário foi aplicado a 17 pais de alunos do 1º ano do ensino fundamental e à respectiva professora da turma de uma escola pública de Brasília. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a parceria entre pais e educadores é essencial para o desenvolvimento da criança, pois por meio do diálogo entre eles, é que se pode detectar as falhas, avanços e adaptar métodos de ensino para toda a turma ou mesmo tratar casos isolados de defasagem de uma criança. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The family, as the basis of a whole development of the individual, having decisive role in the formation of the character, must have direct participation in the education of children. It is crucial that be a davelopped between school and family, and that together they can achieve the goal in common, to educate citizens to know how they live in the present world. Currently, the lack of involvement, participation, support and limits to children, a quality education dificult or unfeasible to achieve. The goal of this research work is to analyze the relationship between the parents and the school in the process of teaching and learning of children in the 1st year of elementary school. This work presents reflections on how to develop strategies that ensure a good interaction between the family and school, and also aims to analyze criteria education shared between the family and the school and to propose appropriate levels of participation of parents in the school. It was used the qualitative research, having as an instrument a form, an interview and some observations. The form was applied to 17 parents of students of the 1st year of an elementary school and their teacher of a class in a public school of Brasilia. The results showed that the partnership between parents and educators is essential for the development of the children, because through dialog between them it is possible to detect the failures, advances and even to resolve the gap of a given child.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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