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dc.contributor.advisorFreitas, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.authorMenke, Adriana Nogueira-
dc.identifier.citationMENKE, Adriana Nogueira. O orientador educacional como mediador de conflitos: possibilidades e limites. 2013. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar a atuação do Orientador Educacional, suas possibilidades e limites na prática cotidiana. Buscou-se conhecer a trajetória da Orientação Educacional através da sua evolução teórico-prática no Brasil, com as tendências educacionais de cada época, com vistas a elucidar os caminhos do Orientador Educacional na atualidade. A metodologia empregada foi pautada na abordagem dedutiva da coleta de dados, e pelo método de análise documental do Regimento Escolar das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Discute-se sobre a atual prática do Orientador Educacional, haja vista a necessidade de se pensar em uma atuação nova para uma nova escola. Foram entrevistadas três orientadoras em três escolas públicas para identificar a forma de atuação do orientador. Identificou-se que a sua atuação cotidiana permanece centrada na resolução de conflitos com “alunos-problema”. Todavia outras desenvolvem ações centradas no Projeto Político Pedagógico da escola. Conclui-se que se faz necessária a formação continuada dos Orientadores Educacionais para atuarem com projetos pedagógicos propostos pela escola contemporânea.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordOrientação educacionalen
dc.subject.keywordConflito - administraçãoen
dc.subject.keywordMediação de conflitosen
dc.titleO orientador educacional como mediador de conflitos : possibilidades e limitesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-29T21:46:19Z-
dc.date.available2013-04-29T21:46:19Z-
dc.date.issued2013-04-29T21:46:19Z-
dc.date.submitted2013-03-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4952-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This work will be to investigate the role of the Guidance Counselor, its possibilities and limitations in everyday practice. We sought to understand the trajectory of Educational Guidance through its theoretical and practical developments in Brazil, with the educational trends of each season, in order to elucidate the pathways of Guidance Counselor today. The methodology used was based on the deductive approach to data collection, and the method of documentary analysis of the School of Educational Institutions Rules of the Public Education Network Federal District. It discusses about the current practice of Guidance Counselor, given the need to think of a new role for a new school. We interviewed three guidelines in three public schools to identify how the performance advisor. It was found that their daily actions remains focused on resolving conflicts with "student problem". But others develop actions centered on Political Pedagogical Project school. We conclude that it is necessary to continued training of Educational Advisors to work with educational projects proposed by the contemporary school.-
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