Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BárbaradeAndradeVazParente.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O cuidado como uma atribuição feminina : reflexões sobre o cuidado das mulheres com familiares usuários/as de substâncias psicoativas em tratamento no SEAD/HUB
Autor(es): Parente, Bárbara de Andrade Vaz
Orientador(es): Santos, Marlene de Jesus Silva
Assunto: Relações de gênero
Família
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 7-Mar-2013
Data de publicação: 29-Abr-2013
Referência: PARENTE, Bárbara de Andrade Vaz. O cuidado como uma atribuição feminina: reflexões sobre o cuidado das mulheres com familiares usuários/as de substâncias psicoativas em tratamento no SEAD/HUB. 2013. 65 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Baseada na divisão desigual de responsabilidades segundo o gênero, a sociedade historicamente atribui à figura da mulher o cuidado com os seus/suas familiares, zelando pelos problemas no âmbito privado e pelo êxito da família em geral. A partir da análise da atuação do Estado e dos aspectos sociais relacionados ao papel imputado às mulheres na condição de cuidadoras de seus/suas familiares usuários/as de substâncias psicoativas, o presente trabalho objetiva compreender as implicações desta realidade para as suas vidas. Trata-se de um estudo baseado nas teorias do Serviço Social voltadas ao gênero. Será dado enfoque às mulheres, integrantes do grupo quinzenal de familiares, em uma das intervenções realizadas do Serviço de Estudos e Atenção a usuários/as de Álcool e outras Drogas- SEAD, localizado no Hospital Universitário de Brasília – HUB. A pesquisa foi realizada por meio da análise bibliográfica da observação participante do grupo e das análises da ficha básica de acolhimento do serviço no intuito de obter um breve conhecimento sobre a dimensão do cuidado que despendem aos familiares envolvidos com SPAs. Por fim, propõe identificar as principais dificuldades para reconhecer as possíveis respostas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons