Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunaAlessandraSilvaLima.pdf3,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorLima, Bruna Alessandra Silva-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Alessandra Silva. O brincar na educação infantil: o lúdico como estratégia educativa. 2013. xii, 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar como a utilização da ação lúdica influencia no aprendizado, e como os educadores estabelecem e conduzem tal metodologia com seus alunos, como ferramenta de ensino e aprimoramento da aprendizagem. O processo de aprendizagem faz parte do ser humano, e a criatividade faz com que aquele processo se desenvolva a partir de novos experimentos. Tem-se, então, no lúdico, uma forma de estimular e transformar a assimilação do conhecimento em um processo prazeroso e divertido. A abordagem do lúdico na formação acadêmica e as experiências dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília foi o tema investigativo desta pesquisa qualitativa alicerçada nos fundamentos de autores como Kishimoto, Sousa, Paniagua e Palácios. Por meio de questionário aplicado em onze participantes do referido curso, os resultados da pesquisa apontam uma favorável aceitação da metodologia lúdica na educação infantil, devido ao consenso que foi apresentado – o brincar é algo próprio do ser humano e através de tal ação, a criança não apenas se diverte, mas também se desenvolve como sujeito. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aims to identify how the use of playful action influences on learning, and how educators establish and lead their students with such methodology as a tool forteaching and learning improvement. The learning process is part of being human, and creativity makes that process develops from new experiments. There is, then, in the play, a way to stimulate and transform the assimilation of knowledge in a fun and enjoyable process. A playful approach to the academic experiences of students and the Faculty of Education at the University of Brasilia was the theme of this investigative qualitative research grounded in the fundamentals of authors like Kishimoto, Sousa, Paniagua and Palaces. Through questionnaire in eleven participants that course, search results show a favorable acceptance of ludic methodology in early childhood education, because of the consensus that was presented – the play is something very human and through such action, the child not only have fun but also develops as a subject.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.titleO brincar na educação infantil : o lúdico como estratégia educativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-29T13:56:24Z-
dc.date.available2013-04-29T13:56:24Z-
dc.date.issued2013-04-29T13:56:24Z-
dc.date.submitted2013-03-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4938-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons