Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HugoNakatani.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação do pedagogo em ambientes não escolares : relato de experiência em educação a distância no Distrito Federal
Outros títulos: The role of educator on school environments not : experience report on distance education in the Federal District
Autor(es): Nakatani, Hugo
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Professores - formação
Educação à distância
Data de apresentação: 11-Jun-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: NAKATANI, Hugo. Atuação do pedagogo em ambientes não escolares: relato de experiência em educação a distância no Distrito Federal. 2012. xiii, 75 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho procurou tratar da atuação do pedagogo na educação a distância, uma modalidade de ensino que tem crescido exponencialmente desde o final do século XX, de formas a apresentar suas principais características, tanto metodológicas quanto as peculiaridades em relação ao ensino presencial e sua evolução histórica. Para tanto, além da analise da modalidade, foi apresentado um panorama da formação do pedagogo ancorado em documentos oficiais. Com base nestes referenciais, tanto do ensino a distância, quanto da formação do pedagogo, este trabalho fez um com base no relato de experiência do autor, um paralelo entre a teoria e a prática da atuação do pedagogo no ensino a distância, primeiramente com a atuação no Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) até a atuação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com uma atuação mais estreita com a modalidade de ensino a distância. Ao final, foi formulado um plano de curso com a temática de Empreendedorismo, à distância, procurando juntar as duas experiências e os referenciais estudados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study sought to address the work of teachers in distance education, a teaching method that has grown exponentially since the late twentieth century, ways to present its main features, both methodological and peculiarities in relation to classroom teaching and its evolution history. For this purpose, besides the analysis of modality, was presented an overview of the teacher training anchored in official documents. Based on these benchmarks, both of distance education, and training of the pedagogue, this work has made a report based on the author's experience, a parallel between the theory and practice of work of teachers in distance education, primarily with the performance the Brazilian Support Service for Micro and Small Enterprises (SEBRAE) to work in the National Service of Industrial Learning (Senai) with a performance closer to the mode of distance education. Finally, a plan was formulated with the ongoing theme of Entrepreneurship, at a distance, looking to join the two tests and benchmarks studied.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons