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Título: Representações sociais dos saberes na perspectiva de estudantes do Curso de Pedagogia
Autor(es): Barbalho, Priscila dos Santos
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Estudantes universitários
Pedagogia
Data de apresentação: 10-Out-2012
Data de publicação: 25-Abr-2013
Referência: BARBALHO, Priscila dos Santos. Representações sociais dos saberes na perspectiva de estudantes do Curso de Pedagogia. 2012. [80] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa investiga as representações sociais de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília sobre os saberes. Objetiva identificar as representações sociais destes universitários sobre os saberes; e compreender o significado das palavras consideradas como mais importantes pelos estudantes universitários sobre os saberes. Para a sua realização, utilizou-se o método exploratório descritivo analítico. Aplicou-se um questionário e um roteiro de entrevista como instrumentos de coleta de dados. Participaram da pesquisa 68 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A investigação deste trabalho centra-se na Teoria das Representações Sociais, bem como suas relações com os saberes e com a educação. A partir da análise dos dados levantados tratados à luz da teoria estudada, foi possível constatar que o grupo de universitários possui representações sociais diferentes sobre os saberes; e conseguiu-se verificar uma desvalorização do saber do senso comum em relação ao conhecimento científico, onde 15 respostas valorizam o saber científico e 12 respostas valorizam o saber popular. Conclui-se que a palavra conhecimento foi considerada o núcleo central das Representações Sociais dos Saberes. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research investigates the social representations of students from the Faculty of Education at the University of Brasilia about knowledge. It aims to identify the social representations of knowledge about the university, and understand the meaning of words considered most important by students about knowledge. For its realization, we used the exploratory descriptive analytic method. Applied a questionnaire and an interview guide as instruments of data collection. There were 68 students of the Faculty of Education at the University of Brasilia. The investigation of this research focuses on the social representations theory as well as its relations with the knowledge and education. Based on the analysis of the data treated in the light of the theory studied, it was found that the group of college students have different representations of the knowledge; and we were able to verify a devaluation of knowledge of common sense in relation to scientific knowledge, where 15 responses value scientific knowledge and value 12 replies popular knowledge. We conclude that the word education was the core of Social Representations of Knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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