Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4907
Título: | Reflexões sobre o processo de formação do pedagogo : experiência e análise de formação pedagógica com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas |
Autor(es): | Almeida, Valeska Vieira de |
Orientador(es): | Ferreira, Nirce Barbosa Castro |
Assunto: | Professores - formação Medidas socioeducativas Prática de ensino Educação do adolescente Delinquência juvenil |
Data de apresentação: | Set-2012 |
Data de publicação: | 24-Abr-2013 |
Referência: | ALMEIDA, Valeska Vieira de. Reflexões sobre o processo de formação do pedagogo: experiência e análise de formação pedagógica com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. 2012. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a formação do pedagogo em processo para atuar em diferentes ambientes educativos, tendo como foco as Unidades de Semiliberdade, destinado à crianças e adolescentes que cometeram ato infracional e como medida socioeducativa foi decretada a semiliberdade. A partir da minha experiência práxica em uma Unidade de Semiliberdade, juntamente com um grupo de alunos da Faculdade de Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, começo a perceber a importância da formação da (o) pedagoga (o) em algumas áreas especificas da educação e a necessidade de sua inserção em lócus sociais, onde haja demanda desses profissionais, sendo dia a dia formados e transformados a partir de trabalhos realizados junto à comunidade. Ao compartilhar essa experiência práxica proponho caminhos diferentes a serem trilhados por pedagogas (os) que estão em processo de formação; caminhos em que a prática seja a essência de toda a construção do educador; caminhos de interação com o outro; de doação para o outro; caminhos que só podem ser trilhados e atingidos com a presença do outro. Também foi feita uma pesquisa com pedagogos formados, reiterando a importância e a indispensabilidade da minha experiência práxica vivenciada na Unidade de Semiliberdade como fator indispensável a minha formação como pedagoga na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Procuro analisar neste trabalho a importância da práxica pedagógica cotidiana na formação do educador e, assim, a importância do curso de pedagogia ser essencialmente práxico. O conceito de Práxis que guia esse trabalho é o de Freire: [...] os homens se sabem inacabados. Têm a consciência de sua inconclusão. Aí se encontram as raízes da educação mesma, como manifestação exclusivamente humana. Isto é, na inconclusão dos homens e na consciência que dela têm. Daí que seja a educação um que-fazer permanente. Permanente, na razão da inconclusão dos homens do devenir da realidade. Desta maneira, a educação se re- faz constantemente na práxis. Para ser tem que estar sendo. (Freire, 2005, p. 42) |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons