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Título: Imaginação e narrativa na infância no contexto das práticas de leitura na escola
Autor(es): Dantas, Priscila Sousa Martins
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Imaginação nas crianças
Narrativa (Retórica)
Crianças - livros e leitura
Criatividade nas crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 4-Jun-2012
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: DANTAS, Priscila Sousa Martins. Imaginação e narrativa na infância no contexto das práticas de leitura na escola. 2012. xiii, 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Para entender as relações entre a imaginação, criação e narrativa das crianças no contexto das práticas de leitura na escola é fundamental compreender o desenvolvimento dessas funções psicológicas e sua importância para o desenvolvimento do pensamento da criança. De acordo com Vygotsky, a imaginação na infância é uma atividade criadora. Entretanto, os processos criativos nem sempre são contemplados na leitura de textos escolares. O presente estudo problematiza: qual função tem a imaginação, traduzida na narrativa da criança, no desenvolvimento do seu pensamento, seu raciocínio, sua compreensão de mundo, na sua aprendizagem, e, por fim, na sua subjetividade? Tem por objetivo geral: investigar as relações entre o desenvolvimento da imaginação e da narrativa na infância com as práticas de leitura na escola. Fundamenta-se na abordagem socioconstrutivista. A pesquisa empírica contou com uma sessão de grupo focal com sete crianças do segundo ano e uma escola pública de uma cidade do Distrito Federal; com entrevistas individuais com crianças e entrevista individual com a professora da turma. As análises priorizaram as narrativas das crianças nos diferentes momentos empíricos. Os resultados sugerem que é possível trabalhar histórias e as narrativas orais das crianças, nos variados temas transversais e conteúdos curriculares escolares, ao mesmo tempo, que propicie o desenvolvimento da imaginação e subjetividade da criança. Foi possível observar a importância da literatura como recurso pedagógico para se trabalhar a narrativa e a compreensão das crianças, favorecendo a imaginação e a mediação de aprendizagens. A abordagem dialógica em sala de aula permitiu canalizar a bagagem cultural da criança, ainda em processo de construção. As entrevistas individuais com crianças e professora colocaram em evidência a importância da narrativa como atividade criadora e como potencial gerador do desenvolvimento infantil. Por fim, consideramos que narrativa e imaginação são indissociáveis e aparecem como ferramentas de mediação para o desenvolvimento de processos mais formais do pensamento, permitindo a integração da subjetividade no contexto das práticas escolares por meio do desenvolvimento da consciência de si no processo de aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In order to understand the relation of children’s imagination, creation and narrative within reading practices in school, it is important to consider the development of psychological functions and their role in the process of children’s thinking. According to Vygotsky, imagination grounds creative activity during childhood. However, reading practices of school texts hardly consider creative processes. The study addresses such problems, by inquiring: Which function does imagination have in child’s narrative to the development of her thinking, her world comprehension, her school learning, and finally, her development of self? It aims at investigating the relations of imagination and narrative in childhood and school reading practices. It is theoretically grounded in socio-constructivist approach. Empirical research comprised a qualitative methodology, and involved a Focus Group session with seven second year children from an inner city Federal District public elementary school, individual interviews with these children, and individual interview with their teacher. Analysis focused on children’s narrative within different empirical procedures. Results suggest that is possible to address the development of imagination and development of self while working with story reading and children’s oral narrative within different school practices: transversal themes and curriculum subjects. Literature turned out to be a productive pedagogical resource to mediate learning through comprehension, imagination and narratives. The dialogical reading approach enabled to canalize children’s diverse cultural background. And, narrative appeared as a highly powerful creative activity that scaffold child development as a whole, including her disposition’s toward learning. Finally, imagination and narrative are inseparable and, within empirical moments, functioned as mediation tool to the development of formal thinking. At the same time, it allowed integration of self in school practices based on the emergence of self consciousness and awareness of own learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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