Resumo: | As diversas descobertas a respeito da criança, aprendizagem, desenvolvimento e alfabetização trazem a tona reflexões por parte dos profissionais da educação e de estudiosos sobre a prática pedagógica. Nesse sentido o presente trabalho analisa quais concepções e práticas das professoras de 1° ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em relação aos processos vivenciados pelas crianças desde a Pré- História da Linguagem Escrita até a Alfabetização, sendo que os conhecimentos das crianças são potencializados e tidos como base para a futura aprendizagem da escrita. Para tanto, foi estabelecido um diálogo com os teóricos Luria e Vigotski, criadores da Teoria Histórico- Cultural, abordagem esta que aloca vários conceitos que em muito podem beneficiar a educação, possibilitando que haja mudança na perspectiva até então tida nas instituições educacionais além de poder apontar questionamentos e soluções para minimizar as dificuldades que as crianças encontram na aprendizagem da escrita. Por isso fez-se um levantamento bibliográfico a fim de compreender os conceitos de Aprendizagem, Desenvolvimento, Zona de Desenvolvimento Proximal e Medicação apontando como estes podem interferir de forma positiva na alfabetização. O tema de investigação: Dá Pré- História da Linguagem Escrita Alfabetização: Uma abordagem Baseada na Teoria Histórico- Cultural foi delineado para enfocar o objetivo geral de analisar como as contribuições da Teoria Histórico- Cultural são compreendidas e utilizadas na Educação Infantil e na alfabetização pelas professoras. E como objetivos específicos: 1) Reconhecer como às professoras da educação infantil de instituição pública entendem a pré- história da escrita, suas funções e a Teoria Histórico- Cultural. 2) Investigar como professoras alfabetizadoras de instituição pública entendem a pré- história da linguagem escrita, suas funções, a alfabetização e a Teoria Histórico- Cultural. 3) Identificar possibilidades e dificuldades de aplicação da Teoria Histórico- Cultural na alfabetização. A abordagem escolhida neste estudo, a qualitativa, contou com cinco professoras, sendo duas de Educação Infantil e três do 1º ano do Ensino Fundamental que participaram respondendo os questionários. Os resultados obtidos nos revelam que as professoras da Educação Infantil sabem mais sobre a Teoria Histórico- Cultural do que as de 1° ano do Ensino Fundamental, estas últimas alegaram não conhecer a teoria. Além disso, é possível perceber fragmentos dos conceitos de Vigotski e Luria nas respostas, porém todas as participantes disseram não conhecer Luria, apenas Vigotski demonstrando que sabem muito pouco sobre as contribuições dos estudos desses teóricos para a prática pedagógica, e como consequência não os utilizando no cotidiano escolar. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The various findings about the child's learning, literacy development and bring to light reflection by education professionals and students on teaching practice. In this sense the present paper analyzes the conceptions and practices of teachers of year 1 of the Elementary and Early Childhood Education in relation to the processes experienced by children from the Prehistory of Written Language to Literacy, and the knowledge of children are enhanced and taken as a basis for further learning writing. To this end, we established a dialogue with the theoretical Luria and Vygotsky, creators of Historic-Cultural Theory, an approach that allocates several concepts that can greatly benefit from education, providing there is a change in perspective so far taken in educational institutions as well as power point questions and solutions to minimize the difficulties that children encounter in learning to write. Therefore we carried out a literature review to understand the concepts of Learning, Development Zone of Proximal Development and Medication pointing out how they can positively affect literacy. The research theme: Give Prehistory of Written Language Literacy: An Approach Based on Historical and Cultural Theory was designed to address the overall objective to analyze how the contributions of Cultural-Historical Theory are understood and used in early childhood education and literacy by teachers. And the following objectives: 1) Recognize how the teachers of early childhood education from the public understand the prehistory of writing, its functions and Historic-Cultural Theory. 2) To investigate how literacy teachers from the public understand the prehistory of written language, its functions, literacy and Cultural History and Theory. 3) Identify opportunities and difficulties in applying the theory in Historical and Cultural Literacy. The approach chosen in this study, qualitative, had five teachers, two of the three kindergarten and first grade of elementary school that participated in answering the questionnaires. The results reveal that the teachers of kindergarten know more about the Historical and Cultural Theory than the 1st year of elementary school, the latter claimed not to know the theory. Moreover, it is possible to see fragments of the concepts of Vygotsky and Luria in the answers, but all participants said they did not know Luria, Vygotsky only demonstrating that they know very little about the contributions of these theoretical studies for pedagogical practice, and consequently not using in school environments. |