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Título: Leitura em sala de aula : dialogando com o movimento
Autor(es): Ribeiro, Samara Pires da Silva
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Expressão corporal
Crianças - livros e leitura
Educação de crianças
Data de apresentação: 29-Jun-2012
Data de publicação: 24-Abr-2013
Referência: RIBEIRO, Samara Pires da Silva. Leitura em sala de aula: dialogando com o movimento. 2012. xii, 85 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A concepção de criança como ativa em seu processo de aprendizagem emerge no contexto de alguns movimentos pela Educação no inicio do século XX. Nesse contexto, tendências pedagógicas e psicológicas passaram a considerar a importância da expressividade da criança no processo de educação para o desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos. Entretanto, qual o espaço reservado à expressividade no processo de escolarização? O presente trabalho pretende investigar as relações da criança de primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos com a leitura priorizando o papel da expressão corporal como integradora entre gesto/movimento, narrativa e pensamento. Para isso, se estabelece: (1) Identificar as formas de expressão corporal valorizadas pelas práticas pedagógicas em sala de aula; (2) Identificar e analisar os aspectos expressivos envolvidos nas narrativas das crianças ao recontar histórias trabalhadas por meio de diferentes propostas de leitura; (3) Relacionar a perspectiva das crianças sobre as diferentes experiências de leitura vivenciadas. O estudo conta com uma revisão conceitual acerca das diferentes denominações e abordagens da expressão e do corpo em situação de ensino-aprendizagem. O trabalho empírico se constitui de observações em sala de aula do primeiro ano; quatro sessões de leitura com abordagens diferenciadas dirigidas pela professora regente e quatro entrevistas individuais com três crianças. Entre os resultados, destacamos a diferença da estrutura e dinâmica da narrativa das crianças ao vivenciarem as diferentes propostas de leituras. As práticas de leitura que favoreceram a expressividade da criança, propiciaram uma relação muito mais ativa com relação a própria aprendizagem, verificadas tanto nas negociações observadas nas sessões de leitura como significadas pelos sujeitos da entrevista. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The conception of children as active in their own learning processes emerges within Education movements in early XX century. New pedagogies and new psychological approaches began to consider the expressivity role in the process of education to physical, cognitive, social and affective development aspects. However, which place has expressivity within schooling nowadays a century after these ideas spread? This study aims at investigating Elementary first grade children‘s relation with reading by giving priority expressivity as a way to integrate movement, narrative and thinking. Specific goals stand: (1) Identify ways of expressivity valued by pedagogical practices in the classroom; (2) Identify and analyze expressivity domains involved in children‘s narratives as set by different reading approaches; (3) Relate children´s perspective about the different reading settings. The study comprises a conceptual revision of different denominations related to expressivity among different theoretical approaches related to teaching and learning situations. Empirical work counts on a first grade classroom observations; four sessions of reading to children, conducted by the teacher; and four individual interviews with three children. Results show the relation of children‘s narrative differences and the different reading setting proposed for each section. Those reading practices that enable children‘s expressivity are related to children being more active and engaged towards their own learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
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