Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RogerFerliniBastosMachado.pdf984,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desempenho acadêmico do estudante-trabalhador do curso noturno de Pedagogia da UnB
Outros títulos: The academic performance of the working-student of the evening course of Pedagogy of the University of Brasília
Autor(es): Machado, Roger Ferlini Bastos
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Estudantes universitários
Rendimento acadêmico
Data de apresentação: Set-2012
Data de publicação: 23-Abr-2013
Referência: MACHADO, Roger Ferlini Bastos. O desempenho acadêmico do estudante-trabalhador do curso noturno de Pedagogia da UnB. 2012. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como o fato do estudante-trabalhador do curso noturno de Pedagogia da UnB ter que conciliar estudo e trabalho afeta seu desempenho acadêmico durante a trajetória universitária. A análise foi feita através de uma amostragem em que foram aplicados questionários em uma turma de uma disciplina do quinto semestre do curso noturno de Pedagogia da UnB. O referencial teórico buscou abordar alguns elementos relacionados ao tema deste trabalho, quais sejam: o contexto histórico do estudo e trabalho, o perfil do estudante-trabalhador, o desempenho acadêmico e o contexto do curso noturno presencial de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da UnB. Conclui-se basicamente que a concomitância entre trabalho e estudo afeta as escolhas efetuadas pelo (a)s aluno (a)s durante o curso, obrigando-os a selecionar as disciplinas em função do horário, prejudicando a qualidade de sua formação acadêmica. Os sujeitos da pesquisa esperam que os docentes exijam do aluno a dedicação aos estudos, sem deixar de compreender sua realidade. Constatou-se também que o suporte acadêmico oferecido ao estudante-trabalhador noturno necessita ser melhorado. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to understand how the fact that the student-worker of the nocturne course of Pedagogy of UnB has to combine study and work affects their academic performance during the academic trajectory. The analysis was made using a sample in which questionnaires were administered in a classroom discipline of the fifth semester of the nocturne course of Pedagogy of UnB. The theoretical sought to address some elements related to the topic of this study, namely: the historical context of the study and work, the profile of the student-worker, academic performance and classroom context of evening course in Education, Faculty of Education at UNB. The conclusion is basically that concurrency between work and study affects the choices made by the students during the course, forcing them to choose subjects according to the schedule which ultimately affect the quality of their academic formation. The research subjects expect that teachers require student dedication to the studies while understanding their reality. It also been detected that the academic support offered to student-night worker needs to be improved.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons