Referência: | MIRANDA, Risla Lopes. A construção da moralidade em contextos de negociação, avaliação e autoavaliação sob a perspectiva das crianças de terceiro ano do ensino fundamental. 2012. xiii, 114 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A construção da moralidade faz parte do desenvolvimento complexo do sujeito mediante a formação de valores e significados negociados nas interações sociais desde o nascimento. Entretanto, como a escola e a sala de aula em particular, integram em seu trabalho pedagógico essas diferentes dimensões do desenvolvimento? O presente trabalho monográfico é mobilizado pelo objetivo de compreender a construção da moralidade no contexto de uma sala de aula de um terceiro ano do ensino fundamental a partir das interações sociais e das narrativas das crianças, priorizando as relações interpessoais, os processos comunicativos e os processos semióticos envolvidos na (re)significação de conceitos morais. De forma específica, objetiva-se caracterizar os momentos de negociação em sala de aula referente ao que é certo/errado, bom/mau, bem/mal, permitido/proibido; identificar e analisar os significados de conceitos morais a partir das narrativas das crianças; e estabelecer relações entre os significados dos conceitos morais para as crianças, suas ações nas interações com o outro e a constituição de si. A pesquisa empírica foi pensada em um viés qualitativo para discutir a narrativa das crianças perante conceitos morais pré-estabelecidos e seu cotidiano diante de momentos de negociação, avaliação e autoavaliação. Essas esferas do processo escolar foram escolhidas por permitirem um envolvimento ativo do sujeito diante de situações que envolvam questões morais. Foram realizadas observações do cotidiano com foco nas crianças da sala de aula em uma escola pública na Asa Norte, no período de 2011 e entrevistas individuais com três dessas crianças ao longo do período de observação. Os resultados destacam que a construção da moralidade está presente nas interações e nos conflitos que emergem das discussões entre as crianças; os conceitos morais são trabalhados na perspectiva de uma cultura específica da sala de aula e a avaliação informal, mais do que a avaliação formal, é uma ferramenta de grande falia formativa por ser a instância pedagógica de significação acerca de valores e comportamentos. A importância do presente estudo está na visibilidade dada às crianças e à sua compreensão do sentido de conceitos morais por meio de autorreflexões promovidas na negociação dos conflitos. Portanto, os valores partilhados na sala de aula são interessantes para se observar de que forma trabalhar as diferenças individuais, a negociação de sentido causada pelo conflito, e essenciais na construção de um contexto cooperativo de aprendizagem e desenvolvimento. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT Morality construction takes important role in person’s complex development through values
formation and meaning negotiation that occur in social interactions since one’s
born. However, how does school, and classrooms in particular, integrate these dimensions in
pedagogical practices? The study aims at understanding morality construction in a classroom
context of an Elementary School third grade based on children’s narrative and social
interaction by giving priority to interpersonal relations, communicative and semiotic
processes involved in moral concepts meaning making. Specific objectives comprise to
characterize in class negotiating moments concerning to what is right/wrong, good/bad,
well/not-well, allowed/forbidden; to identify and to analyse moral concepts meaning through
children’s narratives; and to establish relations between children’s perspectives on moral
concepts meaning, their actions within social interactions and self development. Empirical
research was based on a qualitative methodology in order to discuss children’s narratives
about moral concepts and daily issues during diverse group negotiating moments, evaluation
and self-assessment practices. It counted with classroom routines observations and individual
interviews with three children during the second semester of 2011. Results outline morality
construction as part of interactions and conflicts among children; moral concepts are relative
to specific culture perspectives established in the classroom, mainly by the teacher and adults.
Finally, beyond formal evaluation practices, informal evaluation is a valuable formative tool
due its pedagogical potential for meaning making concerning values and behavior. The study
contribution draws on visibility given to chidren’s narrative and their comprehension about
the meaning of moral concepts through auto-reflection promoted by negotiation moments.
Therefore, classroom shared values are powerful in order to deal pedagogically with
individual differences, with the significance of conflict negotiation and, essential to the
construction of a cooperative context for learning and development. |