Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaElcianeSilvadeAmorim.pdf433,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ritmos e expressão corporal : práticas pedagógico-musicais para uma escuta musical ativa e formação de plateia
Autor(es): Amorim, Maria Elciane Silva de
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - instrução e estudo
Expressão corporal
Oficina de música
Data de apresentação: 7-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: AMORIM, Maria Elciane Silva de. Ritmos e expressão corporal: práticas pedagógico-musicais para uma escuta musical ativa e formação de plateia. 2012. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada durante o Trabalho e Recital de Conclusão de Curso da Universidade de Brasília, modalidade à distância, em uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC. Nesse artigo, é discutido e analisado de que forma a escuta musical pode ser ampliada e/ou transformada a partir das oficinas de ritmo e percussão corporal, do recital didático e da formação de plateia com foco no desenvolvimento de uma escuta crítica e reflexiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de avaliação diagnóstica, avaliação das oficinas e do recital didático, entrevistas, filmagens e registros fotográficos. Emerge dos resultados que a escuta e os significados que os jovens atribuem à música estão inteiramente ligados às suas experiências musicais. As oficinas de ritmo e percussão corporal e do recital didático contribuíram para que os alunos apresentassem um progresso quanto à autonomia corporal, favorecendo a compreensão da estrutura rítmica, assim como a estimulação da expressão corporal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons