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https://bdm.unb.br/handle/10483/4866
Título: | A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia : experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre |
Autor(es): | Moraes, Edvagner Maciel |
Orientador(es): | Recôva, Simone Lacorte |
Assunto: | Oficina de música Música - análise, apreciação Movimento corporal Improvisação (Dança) |
Data de apresentação: | 7-Dez-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | MORAES, Edvagner Maciel. A escuta ativa e a improvisação corporal no processo de formação de plateia: experiência em uma escola de ensino médio em Cruzeiro do Sul-Acre. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este artigo traz um relato de experiência de um projeto musical de formação de plateia, aplicado aos alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral em Cruzeiro do Sul, Acre. Por meio da prática de percussão corporal durante as oficinas, percebeu-se que os alunos desenvolveram suas habilidades musicais, utilizando a improvisação de maneira constante para aperfeiçoar suas execuções. Dessa forma, surgiu a necessidade de trabalhar esse tema, com intuito de investigar a importância do corpo no fazer musical, com ênfase na improvisação corporal rítmica. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo é analisar as atividades musicais rítmicas de percussão e improvisação corporal desenvolvidas durante o projeto e suas contribuições para a ampliação da escuta musical ativa dos alunos. O método utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa-ação, com questionários diagnósticos e avaliativos das atividades de oficinas e recital didático. E como resultados, foi possível observar o grande envolvimento dos alunos com as atividades que foram propostas, onde puderam desenvolver a criatividade musical por meio da improvisação e da composição. Que os professores precisam compreender e conhecer a relação existente entre o movimento corporal e a improvisação e criar situações em que os alunos possam explorar as possibilidades de sons com o corpo. E por fim, que as práticas musicorporais são fundamentais para o aprimoramento de uma escuta consciente, uma vez que elas estimulam a percepção e a criatividade do aluno. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
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