Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NivalcyAlvesMarcal.pdf456,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre preferências e diversidade musical no planejamento de atividades de apreciação
Autor(es): Marçal, Nivalcy Alves
Orientador(es): Braga, Paulo David Amorim
Assunto: Multiculturalismo
Música - análise, apreciação
Preferências musicais
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: MARÇAL, Nivalcy Alves. Reflexões sobre preferências e diversidade musical no planejamento de atividades de apreciação. 2012. [24] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância de se proporcionar aos alunos, por meio da educação musical formal, o conhecimento da diversidade musical brasileira. O artigo está relacionado com um projeto de conclusão de curso, em uma licenciatura em Música, intitulado Recital Didático: ações pedagógicas voltadas para a diversidade musical. As discussões teóricas levantadas buscaram compreender como o modelo (T)EC(L)A, proposto por Swanwick, pode promover a ampliação das preferências musicais dos alunos. A diversidade musical brasileira deve ser explorada pelos educadores, possibilitando ao aluno desenvolver práticas musicais conforme suas preferências, contextualizadas com a cultura que vivenciam. Os questionários aplicados para o planejamento e avaliação das oficinas, o questionário de avaliação do recital didático e o questionário sobre as percepções dos professores que participaram do projeto constituíram-se em instrumentos de levantamento de dados, os quais foram analisados e discutidos. Ao final da investigação, conclui-se que a educação musical escolar refletirá sempre na qualidade da música ouvida, composta, tocada, cantada, divulgada e produzida. Por isso, atividades educacionais, e em especial o recital didático, podem auxiliar na expansão e difusão de estilos musicais diversos, formando cidadãos mais críticos e preparados para emitir juízo de valor, capazes de intervir nos rumos que a música e mesmo as políticas culturais vêm tomando em nosso país.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons