Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RogerioHilariodaCruz.pdf294,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Forró : práticas musicais na escola Adonai em Anápolis-GO
Autor(es): Cruz, Rogério Hilário da
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Forró
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 5-Nov-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: CRUZ, Rogério Hilário da. Forró: práticas musicais na escola Adonai em Anápolis-GO. 2012. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Anápolis-GO, 2012.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as práticas musicais dos jovens em relação ao forró a partir de atividades de apreciação, execução e composição. Busca discutir sobre Forró como ponto de partida para a criação de atividades e projetos musicais, tendo em vista sua significação para os próprios alunos. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica com o foco de preparar os alunos para a participação de um Recital Didático. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários estruturados e entrevistas semi-estruturadas, relatórios e diários de campo. Os resultados mostram que atividades de apreciação, execução e composição relacionadas ao Forró, são de grande aceitação dentro do ambiente escolar, confirmando a importância de atividades atrativas e que se baseie em um repertório que contemple os alunos, também certificando que a proposta dos Recitais Didáticos podem ser muito importante para a educação musical.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons