Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4836
Título: | Música na escola : educação musical para a formação de uma plateia consciente |
Autor(es): | Sousa, Valdemar Rodrigues de |
Orientador(es): | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
Assunto: | Música na educação Música - análise, apreciação Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 29-Nov-2012 |
Data de publicação: | 18-Abr-2013 |
Referência: | SOUSA, Valdemar Rodrigues de. Música na escola: educação musical para a formação de uma plateia consciente. 2012. [22] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Este artigo visou investigar os motivos que envolvem a realização da atividade musical na escola e da necessidade de mostrar o quanto essa atividade na escola é considerada educativa e de importância fundamental na construção de seres humanos mais afetivos, culturais e com capacidades de uma escuta consciente para a formação de uma nova plateia. Por outro lado a pesquisa buscou mostrar através de dados coletados e através das aulas ministradas nas oficinas quais os meios utilizados pelos discentes para ouvir e praticar música, os estilos mais apreciados e suas preferências quanto ao artista que os alunos apreciam. O objetivo da nossa pesquisa foi buscar compreender a relevância que tem a música na escola e a educação musical para uma escuta musical ativa e critica. Objetivando ampliar o universo musical dos alunos, que compartilham de uma mídia massificadora que não oportuniza um repertório diferenciado e aliena os ouvidos dos jovens. O estágio culminou com um recital didático. O projeto foi desenvolvido no Colégio Girassol Augusto dos Anjos, localizado na quadra 607 Norte, Av. NS 05 al. 11, CEP 77001-710, Palmas – TO, com adolescentes de 13 a 17 anos de idade. São crianças de baixo IDH, da periferia de Palmas, região norte da capital. Participaram do projeto 42 alunos matriculados das turmas 6º 1.01 e 6º 2.02, da 2ª Série do Ensino Médio. Sabemos que o acesso a música constitui-se na possibilidade de criar, interpretar e ouvir, e nessas expectativas a pesquisa buscou a desenvolver a percepção e a apreciação de outros estilos musicais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons