Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4834
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SilviaRejaneTeixeiradeAbreu.pdf356,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por detrás das cortinas : o processo de preparação de um recital didático para a formação de plateia
Autor(es): Abreu, Silvia Rejane Teixeira de
Orientador(es): Ribeiro, Hugo Leonardo
Assunto: Recital (Música)
Plateia (Música)
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 5-Dez-2012
Data de publicação: 18-Abr-2013
Referência: ABREU, Silvia Rejane Teixeira de. Por detrás das cortinas: o processo de preparação de um recital didático para a formação de plateia. 2012. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2012.
Resumo: Este estudo analisa o processo de elaboração de um recital didático para a formação de plateia em música, realizado por licenciandos do curso de Música da Universidade de Brasília, em sistema de Ensino a Distância. O projeto idealizado no semestre 2012.1 visava, além da ampliação de repertório, entender como os alunos escutam música e que estas músicas significam para eles. Na investigação utilizou-se o método da “pesquisa ação” que possibilita aos investigadores conhecer a realidade sociocultural e musical dos investigados, interagir com eles e intervir de forma significativa em toda a pesquisa. Durante este processo investigativo foram aplicados questionários administrados e, a partir das respostas obtidas, oferecidas oficinas pedagógico musicais onde foram trabalhadas apreciação musical e formação de plateia que conduziram à realização do Recital Didático. São elencadas, neste artigo, as experiências vividas durante o desenvolvimento do projeto de preparação do recital didático que servirão de base de pesquisa para os interessados neste tema.
Abstract: This study analyzes the process of preparing a recital didactic for training audience in song, performed by undergraduates course of Music at the University of Brasilia in distance learning system. The project conceived in half 2012.1 was intended, in addition to expanding the repertoire, understand how students listen to music and these songs mean to them. In the research we used the method of "action research" that enables researchers to know the reality of sociocultural and musical investigated, interact with them and intervene significantly throughout the study. During this investigative process administered questionnaires were applied and, from the responses obtained, offered musical workshops where they worked teaching music appreciation and education of audience which led to the completion of Didactic Recital. They are listed in this article, the experiences during the development of project preparation recital teaching as a basis of research for those interested in this subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons