Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DennysSouzaSantos.pdf370,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre o planejamento de um recital didático com ênfase na escuta de materiais sonoros
Autor(es): Santos, Dênnys Souza
Orientador(es): Braga, Paulo David Amorim
Assunto: Música na educação
Recital (Música)
Oficina de música
Samba
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: SANTOS, Dênnys Souza. Reflexões sobre o planejamento de um recital didático com ênfase na escuta de materiais sonoros. [20] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2012.
Resumo: Este artigo promove uma reflexão sobre o planejamento e realização de um projeto de intervenção pedagógico-musical, buscando compreender como as atividades de apreciação e execução musical realizadas em duas oficinas, auxiliaram uma turma a entrar em contato com aspectos materiais do repertório que seria apresentado em um recital didático. Para investigar essa problemática, o método aplicado foi a pesquisa-ação, que busca promover contribuições práticas no contexto da intervenção. O projeto foi realizado na Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, situada na cidade de Palmas-TO, envolvendo alunos com uma faixa etária entre 10 e 14 anos. A teoria espiral de Keith Swanwick orientou a análise da avaliação da aprendizagem dos alunos participantes do projeto, tornando possível verificar como se processou o aprendizado referente aos conteúdos propostos, especificamente no que se refere aos níveis correspondentes à camada “Materiais”. O projeto promoveu aos alunos uma vivência musical significativa, por meio da qual eles puderam conhecer melhor um gênero tão representativo da música brasileira, que abrange tantas ramificações e que, conforme constatamos, permite entrar em contato com uma grande variedade de instrumentos e ritmos possíveis de se explorar em aulas de música na educação básica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons