Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AntonioArnaldodaSilvaCamillo.pdf92,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Apreciação musical e o papel do professor : oficinas e recital didático
Autor(es): Camillo, Antônio Arnaldo da Silva
Orientador(es): Mateiro, Teresa
Assunto: Música - análise, apreciação
Música - instrução e estudo
Oficina de música
Professores de música
Data de apresentação: 7-Dez-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: CAMILLO, Antônio Arnaldo da Silva. Apreciação musical e o papel do professor: oficinas e recital didático. 2012. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral analisar de que forma a apreciação musical pode ser ampliada em um ambiente escolar, por meio de atividades pedagógico-musicais para a formação de plateia. Pretende, ainda, discutir como os significados atribuídos à música podem ser transformados por meio da escuta crítica e reflexiva. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino Médio da cidade de Cruzeiro do Sul – AC, com 33 alunos do 2º ano do ensino médio, tendo como atividades pedagógico-musicais as Oficinas e o Recital Didático. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, onde o questionário foi utilizado como técnica de coleta de dados. Dentre os resultados obtidos, é possível mencionar que houve grande interesse dos alunos pelas atividades de percussão corporal. Contudo, os educandos não demonstraram possuir uma cultura que valorize as atividades musicais. Isso é uma lacuna deixada pela própria escola e pelos professores de artes. A partir de atividades envolvendo a análise de elementos musicais, os alunos demonstraram uma melhora na compreensão dos conteúdos. Nesse processo de aprendizagem, o professor assumiu um papel de grande auxilio e espontaneidade, sempre disposto a ouvir e estimular os estudantes. As atividades precisam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento musical dos alunos e é função do professor planejar e desenvolver ações mais diretas e com orientação, o que irá permitir um aprendizado mais significativo, compreendendo os elementos presentes em cada música.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons