Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarcosAntoniodoValeFerreira.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Instrumentos musicais e a diversidade de gêneros e repertórios : banda militar e a sua importância na formação de plateia
Autor(es): Ferreira, Marcos Antônio do Vale
Orientador(es): Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Assunto: Bandas (Música)
Música - análise, apreciação
Oficina de música
Plateia (Música)
Data de apresentação: 29-Nov-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: FERREIRA, Marcos Antônio do Vale. Instrumentos musicais e a diversidade de gêneros e repertórios: banda militar e a sua importância na formação de plateia. 2012. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar como as oficinas e o recital didático podem promover o desenvolvimento da escuta ativa e o conhecimento sobre diversidade de gêneros, instrumentos musicais e repertórios usados na Banda de Música. O interesse pelo tema deve-se ao fato de pertencermos ao ambiente militar especificamente ao quadro da Banda de Música. Em alguns anos de profissão sabemos e temos a certeza o quanto é importante o papel das Bandas Militares no que diz respeito ao desenvolvimento artístico, cultural, educacional e social de uma sociedade. A metodologia utilizada foi da pesquisa-ação, e para coleta de dados foram aplicados três questionários: O primeiro questionário aplicado foi o questionário diagnóstico, o segundo e o terceiro questionários de caráter avaliativos, sobre as oficinas, recital didático, material didático e conteúdos trabalhados nas oficinas. A partir dos dados obtidos no questionário diagnóstico onde ficou evidenciado que a maioria dos participantes escutava de forma passiva. Planejamos a preparação e o desenvolvimento das oficinas e do recital didático, com intenção de proporcionar aos participantes a transformação da escuta, bem como o conhecimento sobre a diversidade de gêneros e repertórios. Concluímos que todas as atividades desenvolvidas permitiram alçarmos os objetivos propostos, ou seja, a transformação da escuta passiva em uma escuta ativa e reflexiva, o conhecimentos sobre os diversos gêneros musicais, ampliação do repertório dos participantes bem como a importância das Bandas Militares na formação de plateia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Música a Distância.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons