Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoseAlbercioMoraisdeBrito.pdf224,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Expressões corporais e suas contribuições para a aprendizagem musical
Autor(es): Brito, José Albércio Morais de
Orientador(es): Mateiro, Teresa
Assunto: Música - instrução e estudo
Música na educação
Data de apresentação: 7-Dez-2012
Data de publicação: 17-Abr-2013
Referência: BRITO, José Albércio Morais de. Expressões corporais e suas contribuições para a aprendizagem musical. 2012. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral identificar e analisar a relevância da percussão corporal na aprendizagem musical no contexto escolar. O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio, na cidade de Cruzeiro do Sul – AC, tendo como atividades principais as oficinas e o recital didático, enfatizando a expressividade corporal como recurso pedagógico-musical. Com relação à metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação e como técnica de coletas de dados foram empregados os questionários para a fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos e, posteriormente, as avaliações das oficinas e do recital didático. Como resultados, pode-se concluir que a utilização do corpo pode gerar uma grande diversidade sonora, o que acaba facilitando o processo de aprendizagem musical. A apreciação musical favoreceu a busca por novas maneiras de expressividade corporal, onde os alunos puderam se envolver tanto nas oficinas quanto no recital didático. Dessa forma, para trabalhar com as expressões corporais dentro de um contexto de ensino, é necessário que se leve em consideração as habilidades e os domínios de conteúdos musicais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons