Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4811
Título: | Recital didático e formação de plateia na prática docente : a voz e a diversidade de gêneros musicais |
Autor(es): | Silva, Ivonete Alves da |
Orientador(es): | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
Assunto: | Canto - instrução e estudo Música - análise, apreciação Música na educação |
Data de apresentação: | 29-Nov-2012 |
Data de publicação: | 16-Abr-2013 |
Referência: | SILVA, Ivonete Alves da. Recital didático e formação de plateia na prática docente: a voz e a diversidade de gêneros musicais. 2012. [27] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com um grupo de 70 alunos do Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, escola pública na cidade de Araguaína - TO. O referido projeto tem como objetivo trabalhar o canto como ensino e aprendizagem, possibilitando a ampliação dos gêneros e repertório musical dos participantes e assim, desenvolver uma escuta ativa e reflexiva. A voz cantada é um importante instrumento de ensino e aprendizagem que desperta grande interesse nas pessoas em qualquer faixa etária. Para o desenvolvimento do projeto a metodologia utilizada foi o da pesquisa-ação, já para coleta de dados aplicamos questionários onde diagnosticamos sobre a vivência e escuta musical dos alunos participantes, como também sobre todo o material didático e os conteúdos trabalhados e desenvolvidos em sala de aula e por fim, levantamos dados onde coletamos as impressões e opiniões sobre as oficinas ministradas e o Recital Didático. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study was done with a group of 70 students of the Benjamim José de Almeida High School (Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida), a public school in the city of Araguaina, Tocantins. The above mentioned work has as its goal to develop active and reflexive listening on the part of the participating students, and for that reason, we used singing as an important teaching and learning tool, in this way making possible a greater number of musical genres and a greater repertoire on the part of the students. Singing and the voice are an extraordinary teaching and learning tool which awaken great interest in people of any age. In order to develop the project, a work-study methodology was used. To collect data, we used questionnaires which measured how much time the participating students lived with and listened to music, and which also measured the teaching material and the classroom content absorbed by the students. Finally, we acquired data in which we collected their impressions and opinions about workshops given and about the Teaching Recital. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons