Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CarlosAntoniodaFonseca.pdf216,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Forró enquanto rearranjo musical : um estudo sobre o repertório de jovens do ensino médio na atualidade
Autor(es): Fonseca, Carlos Antonio da
Orientador(es): Torres, Fernanda de Assis Oliveira
Assunto: Forró
Música na educação
Rearranjo musical
Data de apresentação: 4-Dez-2012
Data de publicação: 15-Abr-2013
Referência: FONSECA, Carlos Antonio da. Forró enquanto rearranjo musical: um estudo sobre o repertório de jovens do ensino médio na atualidade. 2012. [29] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o estilo forró, buscando conhecer suas reformulações na atualidade a partir do rearranjo, em meio às práticas musicais de 60 jovens do 1º e 2º ano do ensino médio de faixa etária de 14 a 17 anos do colégio Adonai na cidade de Anápolis. Neste artigo proponho uma discussão sobre as origens e transformações do forró na contemporaneidade. O método de pesquisa utilizado foi à pesquisa-ação. Para a coleta de dados utilizou-se de questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos um contato direto com o fazer musical a partir do estilo forró, além de experimentar instrumentos que não fazia parte de seu cotidiano. Tal proposta poderá contribuir com o fazer e o apreciar musical dos inseridos nesse contexto e daqueles que a esse trabalho tiver acesso, cabendo ressaltar as contribuições das oficinas musicais e recital didático.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons