Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SaraDantasRosa.pdf917,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos microbiológicos relacionados ao carbono orgânico do solo sob sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação de fósforo
Autor(es): Rosa, Sara Dantas
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Microorganismos do solo
Solos - manejo
Plantio direto
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 10-Abr-2013
Referência: ROSA, Sara Dantas. Atributos microbiológicos relacionados ao carbono orgânico do solo sob sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação de fósforo. 2013. 50 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A utilização de forma inadequada dos solos do Cerrado tem provocado a sua degradação, com alterações na matéria orgânica do solo (MOS). O sistema de plantio direto (SPD) devido ao não revolvimento e à manutenção da MOS sobre a superfície do solo promove a melhora dos atributos microbiológicos ligados ao ciclo do carbono orgânico do solo (CO), além de manter a temperatura do solo, diminuir a perda de água por evaporação e evitar a erosão. Ainda são poucos os trabalhos no Cerrado que demonstrem as relações entre a aplicação de fontes e modos diferenciados de adubo fosfatado e os componentes da MOS. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de sistemas de manejo, fontes e modos de aplicação de fósforo nos atributos microbiológicos ligados ao carbono orgânico do solo. Foi utilizado um experimento localizado na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina – DF, em Latossolo Vermelho muito argiloso, cultivado por 18 anos com culturas de soja e milho, e milheto como planta de cobertura, sob sistema de preparo convencional (SPC) ou sistema de plantio direto recebendo 80 kg ha-1 ano-1 de P2O5 como superfosfato triplo ou fosfato natural reativo, aplicados no sulco de semeadura ou a lanço na superfície, por 17 anos e sem adubação fosfatada no 18° ano. Os atributos avaliados foram carbono orgânico (CO), carbono da biomassa microbiana (Cmic), β-glucosidase e quociente microbiano (qMic), nas profundidades de 0-5, 5-10 e 10-20 cm. De maneira geral foi verificada pouca influência das fontes e dos modos de aplicação de P nos atributos microbiológicos e no CO. As maiores diferenças foram verificadas na camada de 0 a 5 cm. Nesta camada, o SPD apresentou maiores teores de CO e Cmic e de β-glucosidase do que o SPC, independente da fonte e do modo de aplicação do P. Elevada correlação foi verificada entre os teores de CO e a atividade da β-glucosidase sob SPD. Cmic e β-glucosidase apresentaram alta sensibilidade aos efeitos de sistema, fonte e modo de aplicação de fósforo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons