Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ShatyllaPCRegisMoreira.pdf515,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jurisdição constitucional e o (des)equilíbrio entre os Poderes Legislativo e Judiciário : exame da PEC n° 03/2011
Autor(es): Moreira, Shátylla Pabliny Cavalcante Regis
Orientador(es): Benvindo, Juliano Zaiden
Assunto: Separação de poderes
Controle da constitucionalidade
Estado de direito
Poder Judiciário
Poder Legislativo
Data de apresentação: 12-Nov-2012
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: MOREIRA, Shátylla Pabliny Cavalcante Regis. Jurisdição constitucional e o (des)equilíbrio entre os Poderes Legislativo e Judiciário: exame da PEC n° 03/2011. 2012. 66 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o Poder Legislativo e o Poder Judiciário no que diz respeito ao risco da sobreposição de discursos de fundamentação e de aplicação das normas, principalmente quanto à atividade do Judiciário no âmbito do controle de constitucionalidade. Dessa forma, é imprescindível investigar qual a legitimidade do Judiciário para exercer tal competência, bem como esclarecer de onde o direito extrai, em última instância, a sua legitimidade. De acordo com a teoria discursiva do direito, não há direito legítimo que não seja democrático, de modo que o Poder Judiciário extrai a sua legitimidade da compreensão democrática do processo legislativo. Nesse sentido, o Judiciário assume o papel de garantidor dos direitos fundamentais, observando as condições da gênese democrática das leis, de modo a preservar as estruturas comunicativas do processo legislativo democrático, garantindo a autonomia pública e privada dos sujeitos de direito. O trabalho também se dedica a analisar as situações de conflito entre os poderes no que toca à preservação da competência de cada um. Questões que se materializam, por exemplo, na PEC nº 03/2011, por meio da qual o Legislativo apresenta proposta de alterar o inciso V do Art. 49 da Constituição Federal, com o fim de conceder ao Congresso Nacional a prerrogativa de sustar atos normativos do Poder Judiciário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2012.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons