Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FilipeVieiraBarros.pdf695,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise estratégica e de desempenho organizacional de uma associação de avicultores do centro oeste
Autor(es): Barros, Filipe Vieira
Orientador(es): Medeiros, Josemar Xavier de
Assunto: Ave - criação
Indústria avícola
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 8-Abr-2013
Referência: BARROS, Filipe Vieira. Análise estratégica e de desempenho organizacional de uma associação de avicultores do centro oeste. 2013. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma análise contextual atual de uma associação de avicultores, retratando suas principais realizações, bem como, avaliar quais são as visão de futuro, tendências e invariantes para a entidade e para o setor de avicultura. Como objetivos específicos procurou-se primeiramente, analisar o ambiente interno da associação dos avicultores, através da determinação das suas principais forças e fraquezas. Em segundo lugar, analisar o ambiente externo da associação, através das oportunidades e ameaças. Foi desenvolvido sob o formato de Estudo de Caso. Para o desenvolvimento analítico do trabalho foram gerados dados e informações necessários por meio da realização de um trabalho diretamente com os dirigentes e líderes do setor avícola da região centro-oeste. Para tanto foram realizados seis painéis presenciais com esses atores nos quais utilizou-se ferramentas de Planejamento Estratégico Situacional e técnicas de moderação e interação de grupos como o método ZOOP. A análise contextual dos ambientes interno e externo SWOT1 (Macroplan, 2003), foi desenvolvida com o objetivo de mapear e interpretar as interações entre Oportunidades e Ameaças versus Forças e Fraquezas do grupo de avicultores no centro-oeste. matriz também pode forneceu as indicações globais a partir de um indicador de densidade dos quadrantes. As realizações da associação, percebida por seu líderes, de modo geral, foram direcionadas para melhorar a arquitetura dos contratos de comercialização junto as integradoras e explorar as relações no campo institucional para minimizar os efeitos das suas determinações no rendimento dos resultados econômicos dos associados. Através da análise da matriz SWOT pode-se aferir as oportunidades mais vulneráveis as fraquezas da entidade e as ameaças que oferecem maior risco. Foi possível identificar ainda principais forças da associação que devem ser estimuladas e potencializadas e as principais fraquezas que devem ser bloqueadas. A análise do posicionamento estratégico revelou que a entidade encontra-se em uma região de equilíbrio e isso denota, que ela pode adotar uma postura ofensiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons