Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4738
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaEmilianaCândidodeCampos_GabrielLobodeMendonça.pdf187,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do tamanho do vaso no desenvolvimento do manjericão doce em condição de estufa
Autor(es): Campos, Gabriela Emiliana Cândido de
Mendonça, Gabriel Lobo de
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Manjericão - cultivo
Estufa (Plantas)
Data de apresentação: 11-Mar-2013
Data de publicação: 8-Abr-2013
Referência: CAMPOS, Gabriela Emiliana Cândido de; MENDONÇA, Gabriel Lobo de. Influência do tamanho do vaso no desenvolvimento do manjericão doce em condição de estufa. 2013. 28 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O gênero Ocimum, família Lamiaceae, é bem conceituado entre algumas das ervas surpreendentes por ter enormes potencialidades medicinais. Cada espécie apresenta morfotipos e quimiotipos diversos e esta variabilidade faz a riqueza do gênero com muitas possibilidades de perfis aromáticos e de padrões ornamentais. Os trabalhos feitos com o gênero Ocimum são inúmeros no Brasil e no mundo e aparentemente são concentrados na parte química, farmacológica e do uso medicinal. Trabalhos com enfoque agronômico são necessários e têm sido feitos na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, seja na forma de trabalhos finais de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. é importante conhecer o efeito que o cultivo em vasos utilizado na experimentação agronômica tem sobre o crescimento e desenvolvimento da planta e sobretudo determinar o ponto de colheita que permita o contraste maior do efeito dos tratamentos. O objetivo do presente trabalho foi verificar a influência do tamanho do vaso no desenvolvimento de plantas de Ocimum basilicum cultivadas em estufa. As plantas foram transplantadas para vasos de plástico com capacidade variável, correspondendo aos tratamentos do ensaio: vasos de 1,0; 3,0; 4,0 e 6,0 litros de capacidade, preenchidos com mistura fértil. O delineamento foi inteiramente casualizado com seis repetições e a parcela experimental constou de um vaso contendo uma planta. Os resultados indicaram que o tamanho do vaso influiu na produtividade da planta de Ocimum basilicum, na arquitetura da planta mediante o aumento da ramificação em plantas cultivadas nos vasos de maior volume, e na fenologia, antecipando a floração nas plantas cultivadas nos vasos de menor volume.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons