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dc.contributor.advisorFernandes, Gabriel Francisco Martins-
dc.contributor.authorPereira, Eliete Barbosa Santos-
dc.identifier.citationPEREIRA, Eliete Barbosa Santos. A educação física inclusiva para portadores de necessidades especiais nas escolas do município de Água Fria de Goiás-GO. 2012. vi, 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pro–Licenciatura, Polo Planaltina, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade mostrar que a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física é algo possível, bem como na capacitação dos professores e como objetivo específico identificar as dificuldades na preparação dos professores para o processo de inclusão desses alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e estudo de caso. Foi entrevistado quatorze professores atuantes na educação física de escolas da Rede Pública do Município de Água Fria de Goiás/GO. Para a coleta de dados utilizou-se instrumento um questionário misto apresentando questões abertas e fechadas. Após transcrições dos questionários os dados foram analisados qualitativamente. Para fundamentar o estudo as principais referências utilizadas foram a dos autores Vanja Ferreira ao mencionar propostas para os professores conhecerem as limitações e enfrentá-las na busca de superação. Mazzotta, por apresentar considerações importantes para o acesso a serviços especiais de educação e permanência dos PNEs na escola e Fonseca pela perspectiva de sensibilização e compreensão, a educação e a reabilitação de seres humanos diferentes com necessidades especiais, além dos documentos oficiais como a Declaração de Salamanca, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os PCNs e a LDB. No intuito de atingir os objetivos da educação inclusiva é necessário que haja uma renovação da escola, família e sociedade. Percebeu-se que existe uma falta de preparação dos professores de educação física, tornando cada vez mais difícil a inclusão dos PNEs nas aulas de educação física em nossas escolas, porém se houver cooperação e conscientização de todas as partes envolvidas, haverá sem dúvida um grande progresso na educação inclusiva no município.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordProfessores de educação físicaen
dc.subject.keywordEducação física para deficientesen
dc.titleA educação física inclusiva para portadores de necessidades especiais nas escolas do município de Água Fria de Goiás-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-04-01T13:43:07Z-
dc.date.available2013-04-01T13:43:07Z-
dc.date.issued2013-04-01T13:43:07Z-
dc.date.submitted2012-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4689-
dc.language.isoPortuguêsen
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