Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HingridLorraneVieiradaCosta.pdf534 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Árvores do Cerrado : o complexo processo de formação de conceitos
Autor(es): Costa, Hingrid Lorrane Vieira da
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação ambiental
Ciências - estudo e ensino
Cerrado
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 25-Mar-2013
Referência: COSTA, Hingrid Lorrane Vieira da. Árvores do Cerrado: o complexo processo de formação de conceitos. 2013. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Cerrado é uma formação do tipo savana tropical, abrangendo em torno de dois milhões de quilômetros quadrados e conta com 6.000 espécies de árvores, sendo a fitofisionomia mais comum delas: arbustos baixos coexistindo com uma camada rasteira graminosa, mas também existem outras fitofisionomias indo desde os campos limpos até as formações arbóreas. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o processo de construção do conceito árvores do cerrado por alunos do sexto ano de uma escola rural de Planaltina-DF, antes e depois da mediação pedagógica no ensino de ciências por meio de desenhos. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa porque tem foco na produção de significados sobre árvores do cerrado, através de imagens. A pesquisa evidenciou que os alunos não demonstraram a apropriação do conceito árvores do cerrado propriamente dito, mas que a maioria deles está em processo de construção desse conceito, necessitando, portanto, de mais desafios pedagógicos para a sua construção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons