Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaAndradedaSilva.pdf744,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de educação ambiental crítica no Distrito Federal : um estudo de caso a partir do Parque Sucupira
Autor(es): Silva, Amanda Andrade da
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Educação ambiental
Política ambiental
Consciência ambiental
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 25-Mar-2013
Referência: SILVA, Amanda Andrade da. Políticas públicas de educação ambiental crítica no Distrito Federal: um estudo de caso a partir do Parque Sucupira. 2013. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa pesquisa desenvolveu uma análise sobre o envolvimento e as compreensões sociais de uma comunidade na criação e implementação do Parque Recreativo Sucupira em Planaltina-DF. O Parque, em sua lei de criação, visa promover atividades de lazer, interação e educação ambiental (EA), principalmente para a Vila Nossa Senhora de Fátima que se localiza ao lado desse Parque. A pesquisa referencia-se na concepção de que as Políticas Públicas de Educação Ambiental induz a promoção de espaços de diálogos e participação como forma de promover a cidadania, e contribuir significativamente para tomadas de decisões coletivas. Nesse sentido, a pesquisa faz também uma análise da importância e implementação da Política Pública de EA do Distrito Federal, tomando como estudo de caso o Parque. A metodologia foi realizada em duas etapas: primeiramente, a coleta de dados (artigos, leis, textos, fotos, mapas, etc.) e, em seguida, foi realizado entrevistas semi-estruturadas com 40 moradores da Vila. A pesquisa constatou que a efetividade de uma política pública de EA no sentido de ação mobilizatória não esteve presente no momento político de mobilização da comunidade para a criação de uma Unidade de Conservação importante como o Parque Recreativo Sucupira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons