Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenataCarvalhoBarreto.pdf294,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Antiguidade em tempo ou Eudoro de Sousa e a história
Autor(es): Barreto, Renata Carvalho
Orientador(es): Guimarães, José Otávio Nogueira
Assunto: Sousa, Eudoro de
Mitologia grega
História antiga
Deuses gregos
Data de apresentação: 12-Mar-2013
Data de publicação: 25-Mar-2013
Referência: BARRETO, Renata Carvalho. Antiguidade em tempo ou Eudoro de Sousa e a história. 2013. [26] f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa o ensaio Dioniso em Creta, do filósofo luso-brasileiro Eudoro de Sousa, publicado em 1973, do situando-o no pensamento do século XX a respeito dos estudos sobre a religião grega antiga. Privilegia o entendimento dos métodos utilizados pelo autor para a elaboração de sua análise histórica. Expõe concepções naturalizadas do dionisismo, provenientes de obras de autores dos séculos XIX e XX. Investiga em que medida os usos e entendimentos dos costumes e gêneros discursivos antigos têm impacto sobre a historiografia contemporânea. Paralelamente, procura apresentar alguns conceitos expostos em Mitologia II: História e Mito, do mesmo Eudoro de Sousa, publicado em 1988, que servem de apoio para a análise de Dioniso em Creta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons