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Título: Experimentação no ensino de ciências em escolas de ensino fundamental : Planaltina/DF
Autor(es): Salgado, Elves Santos
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Planejamento experimental
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 22-Mar-2013
Referência: SALGADO, Elves Santos. Experimentação no ensino de ciências em escolas de ensino fundamental: Planaltina/DF. 2013. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A experimentação no ensino de ciências pode ser entendida como uma atividade que propicia a articulação entre teorias e fenômenos de forma que facilite a propagação dos temas apresentados aos educandos, sendo essa metodologia uma estratégia de ensino que visa melhorar a aprendizagem dos alunos através da realização de atividades práticas. O objetivo desse trabalho foi analisar a experimentação no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental em escolas públicas localizadas em Planaltina/DF. Os resultados indicaram que o principal motivo causador da ausência do uso da experimentação no ensino de ciências se baseia no grande número de alunos por turma, por isso a principal metodologia utilizada pelos professores consiste em aulas expositivas. Entretanto, apesar das dificuldades, consideramos a importância significativa da prática da experimentação, pois essa metodologia contribui para um ensino condizente e contextualizado, assim como desperta o interesse dos estudantes, realizando uma conexão entre a teoria e a prática. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Experimentation in science teaching is characterized as an activity that provides a link between theories and phenomena, facilitating the spread of the topics presented to students, and this methodology a teaching strategy that aims to improve student learning through the completion of practical activities. The aim of this study was to analyze the Experimentation in Science Teaching in public schools located in the region of Planaltina/DF. The results indicated that the main reasons that cause the absence of the use of experimentation in science education is based on the number of students per class, so the principal methodology used by teachers consists of lectures; However despite the many challenges, we believe the significant importance of the practice of experimentation, as this contributes to a teaching methodology consistent with the reality of the learner, arousing interest in students, making a connection between theory and practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
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